14 Razões para estudar música!

29.7.12


Sucesso Escolar
O estudo da música está ligado ao sucesso de outras matérias. Um estudo revela que as escolas com maior sucesso académico nos Estados Unidos gastam 20 a 30% do dia em artes, com maior relevância na música.

Cérebro/Raciocínio elevado
A música combina a actividade no lado esquerdo do cérebro (quando se lê música ou se compreende noções teóricas) com o lado direito (quando se ouve melodias ou se toca de ouvido). Alguns estudos revelam que o cérebro de um músico é maior que o normal, sobretudo se começarem desde crianças.

Linguagem
A música desenvolve a habilidade de compreender e utilizar um código, semelhante às capacidades de linguagem normal. Pode ainda estimular a pronuncia e a gramática no canto de canções com letra.

Matemática
A música utiliza elementos matemáticos como por exemplo contagens, frações ou proporções.

Memória
A música estimula a memória. Não é por acaso que algumas crianças aprendem o abecedário cantando-o.

Coordenação
A música auxilia o desenvolvimento motor e a coordenação, especialmente nas mãos, olhos e no corpo.

Colaboração
Uma banda, orquestra ou coro permite atingir algo mais do que se poderia conseguir sozinho. Promover o relacionamento social e trabalhar com objectivos de grupo prepara ainda para um emprego futuro.

Auto-disciplina
A música permite crescer na libertação da auto-disciplina e estimula a superação de desafios.

Auto-estima
Durante o estudo da música, pode-se estimular a auto-estima desenvolvendo a criatividade e encontrando liberdade de expressão.

Criatividade
A música ajuda a encontrar e a direcionar a criatividade, sendo um dos momentos do dia em que pode usar a sua imaginação. Existe uma pressão criativa que une o corpo à mente durante a prática de um instrumento musical.

Expressão
A música oferece uma oportunidade de auto-expressão, singularidade e comunicação de pensamentos ideias e sentimentos.

Cultura
Tome conhecimento da música na India, nos Estados Unidos ou em outras partes do mundo. Pode comunicar através da música, independentemente da língua materna que se fala.

Divertimento
A música eleva o espírito humano, promove grandes experiências e permite experimentar a riqueza e beleza da vida de um modo mais alto. Pode diminuir a ansiedade e o stress, estimulando o sistema imunitário e melhorando a saúde.

Apreciação
Quanto mais se aprende de música, mais divertido é tocar e ouvir.

You Might Also Like

0 comments