Qual o melhor instrumento musical para o meu filho?

20.7.12


A aprendizagem de um instrumento musical desenvolve várias competências, não só auditivas como motoras e expressivas. Pode ainda estimular a memória, desenvolver a leitura, entre tantas mais qualidades. Porém, a meu ver, os pais não estão tão bem informados sobre o ensino da música quanto poderíamos esperar ao fim destes anos.

Começando pela escolha do instrumento musical... quem é que o vai tocar? O pai? A mãe? Ou o filho? O facto de o encarregado de educação impor ou preferir um determinado instrumento musical pode limitar o aluno a querer agradar ou corresponder aos pais (e às vezes tudo porque o pai não aprendeu aquele instrumento que tanto queria ou porque a mãe o acha mais bonito).

É importante a criança sentir atracção pelo instrumento musical que escolhe pois isso influenciará a sua relação com o mesmo!

"As crianças que ‘adoram’ o seu instrumento, tendem a gastar mais tempo a estudar, tendem a estabelecer objectivos pessoais relacionados com o instrumento e a desenvolver motivação intrínseca mais cedo.

As crianças a quem falta esta relação de atracção com o instrumento sentem muito mais dificuldades em lidar com uma aula que correu mal, com um problema técnico que não consegue superar, e tendem a estudar apenas o necessário (e às vezes nem isso). Para estas crianças, o instrumento não é mais que um objecto estranho."
(Francisco Cardoso)

Com a crise alguns pais justificam-se que querem determinado instrumento para o seu filho porque já o possuem (por vezes uma guitarra ou um teclado) porém está em causa o sucesso escolar e musical do educando! Imagine obrigar você a fazer um curso na faculdade fora daquilo que você realmente gosta... sem comentários!

Eu aconselho o aluno experimentar vários instrumentos antes de ser "obrigado" a escolher. Muitas escolas de música promovem "dias abertos"ou se tentar se informar em alguma decerto algum professor poderá auxiliar...

Espero ter ajudado! :)

You Might Also Like

1 comments

  1. meu filho começou a estudar musica a 5 anos ( na Italia) mas por dois anos ele fez um curso de propedeutica musical onde pode conhecer todos os instrumentos atraves do jogo. quando ele começou a estudar era apaixonado pela bateria mas depois dos dois anos ele escolheu o piano a mesma coisa aconteceu com o seumelhor amiguinho partiu pensando ao saxofono mas depois dos dois anos escolheu o violino

    ResponderEliminar