Sequências de Aprendizagem

27.7.12


Este é um tema com o qual eu lido muito frequentemente. Ter uma sequência de aprendizagem significa dar valor à ordem pelo qual se aprende determinado conteúdo. E hoje em dia tanto se aplica ao exemplo prático de uma aula de música como à aprendizagem da língua materna de um bebé.

Eu baseio a aprendizagem de conteúdos das minhas aulas na sequência:

Escutar/Ouvir
Imitar/Experimentar
Criar/Improvisar
Leitura
Escrita

Sucintamente, o aprendizado começa por ouvir, depois imita, vai experimentando até criar e improvisar. Após esta vivência sensorial, passa-se para o contacto com o código a partir da leitura e por fim a escrita. Como eu referi à pouco, este é um modelo de sequência de aprendizagem que funciona muito bem não só para a música, como para qualquer outra linguagem (por exemplo a língua materna ou uma estrangeira).

Por vezes tem gente se queixando que "o aluno ainda não lê bem" (em um curto espaço de tempo). Normal não é mesmo? Ele se calhar ainda não conhece, nunca ouviu, não vivenciou ou não teve um modelo. Por vezes na música temos mesmo de desenvolver competências específicas (relacionadas com o ritmo, a coordenação, a melodia, a expressão, etc) antes de fazer o aluno ler ou escrever o que seja.

Ter uma sequência ou processo faz parte da nossa rotina diária em várias áreas! E o exemplo que dei hoje pode aplicar-se ao seu filho, aos seus alunos, ou a si mesmo! ;)

You Might Also Like

0 comments