Trabalhar em casa!

24.7.12



Quando às vezes penso que trabalhar em casa seria mais fácil, chego a casa e não consigo ser tão produtiva! Isto levou-me à uns tempos a pesquisar direitinho sobre o assunto e já melhorei imensos aspectos. Algumas "regras" sobretudo de fontes portuguesas são engraçadas e parece-me que jogam mais pelo lado psicológico, outras são realmente as técnicas que eu estava precisando!

Fica aqui uma listinha daquelas que me interessaram e da minha experiência também:

- Cuidar de distrações antes de começar a trabalhar (a desordem em casa pode ser um exemplo; o melhor será realizar esse tipo de tarefas à noite, como por exemplo lavar a loiça ou arrumar algo)
- Trabalhar nas horas em que se é mais produtivo (o que pode variar de pessoa pra pessoa)
- Ter um espaço de trabalho (evitar distrações nesse local como por exemplo televisões, e procurar ainda ter uma secretária/cadeira ao invés de um sofá)
- Ter uma lista de tarefas consigo com referência aos objetivos de trabalho planeados (a prioridade é definir metas de trabalho invés do número de horas que se trabalha...)
- Ter água ou café por perto (ora a minha garrafa de litro e meio ora a minha cafeteira não vazia!)
- Fazer pausas (li algures sobre fazer um "reset à mente" e sem dúvida é produtivo quando retomamos de novo)
- Evitar atender todos os telefonemas, sobretudo os que não são de carácter profissional ou urgente (o melhor seria desligar as notificações de email e não atender telefonemas, depende do trabalho, das responsabilidades, da pessoa...)


Existem mais regras que dizem para se ter internet em casa, para sair ou trabalhar em um café, para "vestir com roupa de trabalho" ou coisas do género... Mas para mim, para o meu trabalho e para a minha melhor produtividade, a regras que mencionei acima são sem dúvida a chave de ouro!


You Might Also Like

0 comments