Gostou da música? ou do arranjo?

16.8.12

Quem trabalha na música como profissional de certeza já tocou muitos estilos musicais ou temas que não gosta ou simplesmente que odeia! Eu demorei muito tempo até perceber que excluí de antemão músicas sem entender que se calhar aquela melodia era bonita ou que o texto era lindíssimo e com intenção, ou que simplesmente só não gostava dos tiques do cantor!

As músicas são como as pessoas. Não podem ser julgadas friamente pelo que parece. Hoje em dia temos fácil acesso a versões diferentes da mesma música. E se formos num barzinho com bons músicos conseguimos ouvir o mesmo tema numa versão que inclui ritmo rock, em seguida um improviso jazz com walking bass, aí vai no refrão e pega um acompanhamento reggae ou salsa e aquilo é um conjunto de emoções pelos diferentes grooves e feelings que uma melodia apenas traz!

O que está em causa são os gostos/paladares dos músicos e a respectiva competência técnica para tornarem um tema feio ou uma melodia simples em um momento musical completamente inesquecível.

Resolvi partilhar um vídeo de um tema que toda a gente conhece e terá cantado na sua infância enquanto tomara consciência da letra pouco pedagógica!! Neste vídeo não consigo mostrar a diversidade de estilos de que falava à pouco. Mas consigo passar a mensagem de que um músico que estude a sério tem ferramentas e linguagem para acompanhar, e neste caso em específico harmonizar, uma qualquer melodia de um jeito que pode torná-la bastante interessante.

Ver dos 28s até ao 1m27
Perdão pela publicidade!

Já no fim do post lembrei-me que o tema "Knockin on Heaven's Door" está cheio de versões, algumas que podem encontrar no youtube. O original de Bob Dylan passou por vários estilos e vozes, incluindo Guns and Roses, Eric Clapton, Bon Jovi, Aerosmith, Bob Marley, U2, Avril Lavigne e Pink Floyd (em versões rock, reggae, balada, etc...). Deixo aqui um link para ouvir este tema em reggae utilizando uma formação de clarinete, trombone, tuba, bateria/percussão, teclados e voz.

You Might Also Like

0 comments