Guia de destralhamento geral da casa

27.8.12

Completei hoje o ciclo de organização e "destralhamento" da minha casa. Comecei no fim de Julho mas levei a sério em Agosto, nunca deixando de lado minhas prioridades profissionais e pessoais, claro.

Decidi partilhar essa minha experiência.
Arrumar a casa...é fácil. Limpar a casa...fácil também. Mas organizar, dar um lugar para cada coisa e desgrudar de objetos, emoções e memórias leva seu tempo. Eu diria pouco menos de um mês (me referindo a TODA a casa).

Foram imensos os sacos do lixo, bem como os sacos de roupa para doar. Doei livros que não tenciono voltar a ler e dei um nove rumo a imensa papelada que andava desorientada e sem uso. Como eu consegui tudo isso?

Aqui fica o guia:


1º Comecei pelo quarto.
Destralhei o quarto. Escolhi a roupa. Organizei o guardafatos e a cómoda. Ao longo do mês de Agosto limpei o quarto várias vezes e comprovei a rapidez com que o fazia. O facto de ser tão rápido e tão mais leve limpar o meu quarto me motivou imenso.

2º Estúdio.
O meu estúdio é meio misturado entre material da escola e material de música/estúdio. Assim sendo mudei o lugar de algumas coisas, como por exemplo da secretária e dum pequeno móvel. Criei um local para a correspondência recente e para o material de show ao vivo (cabos, micro, tripés, estante, pedais, etc.). Destralhei e organizei material recente da escola em umas caixas de cereais que também plastifiquei e coloquei na parte inferior da secretária. Rapidinho o estúdio se tornou um lugar mais inspirador e apaixonante para trabalhar. Adorei!

3º Minha casa de banho
Estava de pé muito atrás, mas depois de ver umas fotos de uns armários de wc arrumadinhos não queria mais resistir. Retirei tudo que estava dentro do meu armário de wc. Perfumes e cosmética dividi por duas caixas de arrumação decorativas que tinha comprado na loja Casa (tem umas parecidas na página 6 deste folheto, mas com design diferente). Depois de lavar o armário por dentro comecei arrumando tudo lá direitinho, lugar para secador, para material suplente como shampôs, sabonetes e papel higiénico, entre outras coisas. Arrumei gavetas que por si só já estavam separadas. Lavar loiças, espelho, tapete e chão. Rápido!

4º Lavandaria
A landaria foi um "clique" meu. Acho o espaço lindo e não entendo como tinha para lá papéis de publicidade, a grade do forno e mais coisas q já nem lembro! Tirei tudo! Lavei a bancada. Deitei papelada para o lixo bem como outras coisas que estavam ocupando espaço. Achei um lugar melhor para a grade do forno, a comida da gata, ... os detergentes coloquei no armário debaixo da bancada. e puff, já está também!

5º Entrada
Apesar de ter colocado em 5º lugar, a entrada sempre foi um lugar organizado. Faço questão. Porém deixei acumular "tralha" nas gavetas da consola (sim, tralha escondida nas gavetas...isso diz algo?!). Este foi dos lugares, bem como a lavandaria, que apenas requereram minha concentração e foco em um momento curto de tempo. E já está também!

6º Guarda-fatos do corredor (e um pedaço de sala)
Neste guarda-fatos tenho duas estantes grandes cheias de livros de todo o tipo (80% de música, tanto a nível pedagógico como de literatura) e ainda dossiers da faculdade, material da escola ainda de quando comecei a dar aulas no passado em outra cidade, etc. Tinha ainda uma caixa com fotografias e objectos pessoais. Ora, demorou mais aqui, digamos que levou uns dias mas estou muito feliz com o resultado. Escolhi a pente fino o que queria aproveitar dos dossiers da faculdade (basicamente só questões de pedagogia e material pedagógico/musical), o resto foi reciclagem, até porque ao longo destes anos nunca usei mesmo, nem imagino que precise das longas análises de extensas obras e afins... Consegui aproveitar a prateleira superior do guarda-fatos para todos os arquivadores e dossiers, e descobri até que a prateleira é mais funda do que parece! Escolhi livros, alguns irei doar pois como disse anteriormente não tenciono voltar a ler (ou antes, prefiro utilizar meu tempo livre para outras prioridades...). Organizei fotos e pertences antigos. Arrumei as impressoras que andavam perdidas na sala em uma das prateleiras, ficaram mesmo bem encaixadinhas. E no canto os casacos ou sobretudos pendurados como já era habitual. Ficou lindo, e melhor, sem os sacos todos no chão. Agora até já entro dentro do meu próprio guarda-fatos!

7º Sala
Para falar verdade eu ainda não tenho sala. A minha sala até ao mês passado era uma espécie de "quarto de arrumação" em que tudo que era tralha e caixas e afins voava para lá. Minha prioridade para a minha profissão (estúdio) e bem estar pessoal (quarto e cozinha) fizeram com que ainda não tenha comprado sofás, mesa de jantar, mesinha nem nada dessas coisas. Então como podem imaginar foi bem pior! Aqui sim, caixas enormes da impressora, computador ou o q que fosse foram para o lixo, todas revistas que podem imaginar (e que estão ultrapassadas) foram para a reciclagem, roupa por dobrar, material de escritório (que tinha tirado do estúdio quando o organizei), coisinhas do meu passado e coiso e tal foi tudo escolhido e resolvido para seus devidos lugares (fosse lixo ou para guardar). Ficaram lá as duas plantas que tinha com mais espaço, o cantinho da lareira ganhou um clima e criei meu espaço lá. Ficou lindo.

8ºDespensa
A despensa foi quase arrumada ao mesmo tempo que a sala, a qual tinha sido arrumada quase ao mesmo tempo que o guarda-fatos do corredor. No fundo o que eu fiz foi primeiro selecionar o que ia para o lixo ou não nestes três locais. E depois sim organizar foi mais prático. A despensa já estava organizada em todas as prateleiras....menos no chão. Por acaso tirei fotografia (que irei publicar brevemente). Sou perita em aproveitar sacos de plástico, mas desta vez atingiu o ponto da possessão obsessiva. Deitei muitos sacos fora. Muitos dobrei com a técnica do triângulo que não ocupa espaço algum. Outros com um ar meio de jeitosos foram para a garagem. Assim sobrou MUITO espaço e consegui arrumar o aquecedor (que estava na sala), bem como a ventoínha e algumas coisas mais só nesse espaço onde estavam os sacos.

9º Cozinha
Por muito estranho que seja eu ter deixado a cozinha para o fim, na verdade eu sou preguiçosa. A cozinha dá muito trabalho na minha cabeça. Dentro dos armários está tudo arrumadinho pois sempre fui educada assim. Mas pensar em lavar frigorifico, microondas, fogão, mesa, portas dos armários, cantinho da gata e afins.... para meu contentamento organizar a cozinha foi mais rápido que a sala, pois não tenho tralhas acumuladas. Apenas umas comidas fora de validade, sobretudo chás, algo esquecido no frigorifico ou congelador... Mas pacífico. A gata se deitou em cima da manta na cadeira e eu lavei tudo até deixar a cozinha branquinha.

10º Outro WC e geral
O meu outro wc raramente é usado e não tem nada senão as loiças e as toalhas/papel higiénico. Sendo assim, após a casa quase toda organizada, no dia em que só faltava a cozinha e o wc aproveitei e fiz o seguinte:
- lavei a cozinha
- lavei loiças do wc de visitas
- limpei o pó ao quarto e ao estúdio
- lavei o chão de todos os compartimentos que falei anteriormente, ou seja, toda a casa.
Fiz tudo em uma tarde, diria que a cozinha me levou mais tempo que tudo o resto. E para falar verdade ganhei muita motivação em manter a casa organizada, está linda, arejada e prática!

Claro que ao longo da explicação deste processo omiti por vezes a parte em que deitei IMENSA coisa fora, em qualquer dos compartimentos, mas imensa MESMO. Mas organizar a casa é isso mesmo! Não se arruma tralha... separa-se o que se precisa e o resto está fazendo pó e gastando meu tempo quando na verdade nem tem uso. Em quase todos os compartimentos usei esse processo: separar, escolher...e só depois organizar.

Tenho ainda projectos para o futuro.... por exemplo colocar uma lâmpada no meu guarda-fatos do corredor, pois tem muito material escolar e diversas partituras que utilizo com bastante frequência. Mas com o guarda-fatos organizado isso será só mais um recheio.

Eu sou muito esquisita com as fotografias, não gosto de ficar mostrando a minha casa para quem não conheço. Mas vou editar umas que tirei de "antes e depois" com pormenores que realmente fazem a diferença e mostrar brevemente. De salientar que este meu guia é baseado nesta experiência pelo qual passei (e ultrapassei) conjugado com todos os textos que tenho lido sobretudo da Rita, da Thaís e do sistema Fly Lady, entre outros artigos e livros relacionados com minimalismo e pesquisas diversas minhas.

You Might Also Like

7 comments

  1. Boa!! Espero brevemente poder publicar o mesmo sobre a minha casa. Ela é um "bocadinho" maior (uma moradia) e a tralha é muita. A presença constante das princesas não ajuda, mas hei-de conseguir. Quanto às fotos, também não gosto de mostrar a minha casa toda a gente, mas podemos sempre mostrar pormenores... Parabéns e boa continuação!!! Bj

    ResponderEliminar
  2. Obrigado! Respondido no seu blog! ;)

    ResponderEliminar
  3. Parabens pelo seu trabalho e determinação! Estou à espera de coragem para fazer o mesmo :-)
    Bjinhos e parabens pelo blog.
    M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. Acho que em algum momento sentimos o pique e a coragem surge com toda a força de dentro de nós. Depois deste passo, é só ir mantendo, é muito gratificante mesmo!

      Eliminar
  4. Obrigada pela partilha! Ando precisamente a fazer o mesmo à minha casa... é pequena, mas tenho tanta tralha que vou demorar a destralhar e a organizar! Estas dicas vão me ajudar certamente! :)

    ResponderEliminar
  5. Bom, eu ainda moro em casa da minha mãe, então tudo que posso fazer é no meu quarto digamos assim, porque mais que isso ela e a minha avó não aceitam. Por outro lado em breve, se deus quiser, terei a minha e aí sim, não me faltam ideias :) Mas o meu quarto que é bem pequeno está também cheio de tralha. Coisas que pretendo organizar em 2014 porque antes não tenho tempo para isso. Mas tem um pouco de tudo. Livros velhos da minha escola, fotos e mais fotos à espera de um album, que eu mesma quero fazer, roupas, sapatos entre muitas outras coisas. Sim, até eu não entendo como é possivel um quarto pequeno ter tanta tralha lá dentro. Mas eu sempre fui muito apegada, só agora aos poucos estou a ver os efeitos do destralhamento :) Acho que tem de ser é um pouco de cada vez. Parabéns pelo teu progresso!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As coisas têm um timming para acontecer... Existe o momento de guardar material da escola e o momento de descobrir que afinal esse material nunca é necessário. Tudo o que realmente queremos e desejamos vem...às vezes mais cedo...às vezes mais tarde.. =) Obrigado Joana!

      Eliminar