Organização dos seus CD's

18.8.12

Eu sempre adorei música. Sou do tipo viciada nos transportes públicos, intervalos das aulas, antes de adormecer... ouvia muitos estilos diferentes, e também estudava música...! Hoje que ando mais de carro nada mudou!

Sim...antes de adormecer ouvia o "Oceano Pacífico" e outros programas das rádios da época. Confesso que "aquelas" músicas (cujo título ou nome do artista desconhecia) gravava em cassetes (tinha muitas!!!). E ouvia aquilo num completo loop de ficar puxando a fita para trás para ouvir de novo (ou virando a cassete, ouvindo a música que estava no lado B para depois voltar a ouvir a que estava no lado A)!

Conto isto porque hoje os acessos não são os mesmos, e apesar de ter muito carinho por todas as músicas e cassetes, senti que deveria passar esse capítulo a frente sem desgrudar das minhas boas memórias. Decidi então optar por uma vida em que apenas quero aquilo que preciso. E eu preciso das músicas (que consigo guardar e ouvir no computador), não das cassetes propriamente ditas que ocupam o espaço, têm qualidade reduzida e ainda requerem aparelhos específicos.

Com os CD's fiz algo semelhante. Os CD's com dados e backups de computador tirei as caixas e coloquei em um arquivador próprio. Alguns deitei fora pois tinham programas que já não têm compatibilidade com os computadores actuais. Os CD's de música já foi mais difícil... até porque faço questão de analisar as capas direitinho, ter minha própria crítica, ter acesso ao ano de edição ou ao estúdio em que foi gravado... basicamente decidi doar alguns livros que não voltarei a ler para priorizar os CD's que eu queria manter pois são sem dúvida a minha área pessoal e profissional...


Decidi dar uma ajudinha para você organizar suas músicas:

Seleccione/Analise
- Ainda escuta essas cassetes?
- Ainda gosta do tipo de música desse CD?
- À quanto tempo não o ouve?
- Será que o tem guardado e nunca o ouviu nem irá ouvir?
- CD's ocupam espaço. Mas as músicas no computador não. Tem algum CD que possa passar para o computador, guardar a capa e dispensar a caixinha?

Arquive o que vai guardar

- Prateleiras! São práticas, mantêm contacto consigo e ainda permitem um dedo de conversa quando tiver convidados em casa.
- Caixas ou baús! Evitam o pó, apesar de ficarem escondidos.
- Porta CDs! Os CDs cuja capa você puder guardar e dispensar a respectiva caixa dão a possibilidade de guardar maiores quantidades em menor espaço, e ainda permitir um fácil transporte para viagens.
- Arquivo de CDs! Em alguns lugares chamam de fichário. É semelhante ao Porta CDs, porém nesta versão os CDs são guardados em fichas que podem ser organizadas por ordem alfabética (pelo nome do artista), de estilos, de data, etc.
- Dossier com micas personalizadas para CDs! É um pouco parecido com a opção anterior, porém diferente!


Actualmente uso apenas três opções de arquivamento:
- A primeira opção para os CD's que não consigo largar
- A segunda opção para duas paletes de CD's editados por um projecto de originais no qual fiz parte. São sobras da época e estão ainda fechados como novos, tal e qual como vieram da fábrica.
- A terceira opção inclui o repertório que mais oiço em viagem ou que gosto de estudar. No Inverno costuma ficar no carro.
- Até à bem pouco tempo tinha a quarta opção para CD's de software musical. Descartei. Hoje em dia cabe tudo num HD ou Disco Externo e muitos dos programas desatualizaram-se.
- A quinta opção utilizava com os CD's de apoio das aulas de música da escola. Tinha um dossier só para esse material e as micas permitiam escolher o que queria no dia e pegar facilmente. Porém hoje em dia tenho uma pasta no Disco Externo com os ditados, exercícios e músicas. Consoante as aulas e os períodos da escola passo para o portátil. Ligo as colunas e já está. Nem fico dependente do leitor de discos da escola e tenho o material áudio separadinho por pastas para cada ano no computador



You Might Also Like

0 comments