Técnica Pomodoro (versão Macintosh)

11.8.12

Tempo e produtividade são duas palavras chave quando utilizo esta técnica. Basicamente:
- planeio as minhas tarefas diárias
- realizo ciclos de 25 minutos para as tarefas que delineei
- faço uma pausa de 3-5 minutos intermédia em cada ciclo (beber água, esticar as pernas e "desconectar" da tarefa)
- após 4 ciclos realizo uma pausa maior de 15 minutos
- no fim do dia analiso e processo a informação, preparando o dia seguinte

Não só o tempo tornou-se mais produtivo como a cabeça descansa nesses intervalos e quando recupero o trabalho consigo "limpar" e resolver melhor determinados problemas. Resulta muito bem para estudar o repertório musical, fazer trabalho de estúdio (música ou vídeo), preparar aulas, limpezas, etc. Se trabalha muito em frente ao monitor aqueles 5 minutos permitem a vista descansar.

Conheci esta técnica oficialmente com a Thaís no post O que é a técnica Pomodoro e como utilizar, sem saber já realizava algo semelhante anteriormente! Entretanto a Rita mostrou mais ferramentas sobre a técnica no seu post A técnica do tomate (aka, a técnica Pomodoro), tanto o programa para Windows (que explica melhor em um post mais recente), como o link para um ebook grátis que já li e está interessante. É uma explicação minuciosa sobre a técnica para quem a quiser conhecer melhor, com todos os sinais e regras que se utilizariam para interrupções, incumprimentos, delegações, análises, etc. O que me agradou nesse ebook é que mostra que a técnica não se limita apenas aos 25 + 5 minutos... muito interessante! :)

Encontrei uma versão dum programa que utiliza esta técnica para Macintosh e delirei. Chama-se PomodoroApp, é grátis e muito funcional!

Este é o aspecto:


O utilizador adiciona as suas tarefas (que ficam armazenadas na "List" que está no segundo botãozinho inferior esquerdo) e seleciona as que quer para aquele dia (clicando no tomatinho, é simples). Escolhe ainda quantos pomodoros (ciclos de 25min) deseja para cada tarefa.

Depois inicia o pomodoro na tarefa que escolher. Ficando com este aspecto:


Se quiser pode minimizar a janela (e em cima do logotipo do programa aparecem os minutos que faltam para terminar o ciclo - coisa de Macintosh acho!). De reparar na imagem que no lado inferior tem a possibilidade de apontar tarefas não planeadas que surjam entretanto e que pode realizar depois (como por exemplo não esquecer de enviar um determinado email, ou telefonar a alguém). Porém, se acontece uma situação em que tem mesmo de interromper o pomodoro, então pode colocar em pausa (e ficará registado, podendo continuar em seguida).

No cimo da imagem podem reparar como há ainda um terceiro botão que se chama "report". Nessa secção podem ver uma análise diária, semanal, mensal e anual (à vossa escolha) sobre as tarefas realizadas. Mostra detalhadamente com data o que estava estipulado, se foi completado, delegado ou ainda se houve interrupções.

O programa traz uma função de opções onde pode alterar o tempo dos seus pomodoros e das suas pausas. Eu confesso que em certos trabalhos prefiro mudar para 30 ou 45 minutos quando exige mesmo muita concentração de seguida.


Como referi anteriormente é grátis, e tem para ambas as plataformas Windows ou Macintosh. Fiz download do programa neste link:

http://www.pomodoroapp.com/downloads/

You Might Also Like

1 comments