Cartoon Musical em Puzzle

10.9.12

No final do mês de Janeiro deste ano comecei a fazer um puzzle de 2000 peças. Devo resguardar a ideia de que sou uma pessoa bastante ocupada, mas a temática atraiu-me. O puzzle é um cartoon musical desenhado por um arquitecto, cartonista e pianista de jazz: Jean-Jacques Loup.

O foco dele foi captar as diversas situações abrangentes num momento pré concerto de orquestra. Ele capta não só as expressões do público como cartooniza o que se passa frequentemente num músico enquanto aguarda pelo início do show (irei mostrar mais detalhadamente em seguida).

Terminei o puzzle no passado mês de Agosto (vale a pena salvaguardar que tive muitas semanas sem tocar nele!). Já está pendurado e, pelo facto de ser um "pouco" grande não consegui captar uma fotografia bonitinha dele inteiro e com boa luz. Aqui fica o resultado:


À medida que o ia fazendo é que descobria mais e mais pormenores que mostrarei em seguida. Vou começar pelo público... os chapéus altos... as trocas de lugares marcados... os bancos das crianças...

 

Entretanto, o motivo pelo qual estão todos à espera: o piano de cauda está trancado e experimentam-se todas as chaves possíveis para conseguir abrir a tampa!


Enquanto isso... alguns músicos aproveitam utilmente o seu tempo...


Outros tentam "organizar" alguma coisa!

Os que tentam estudar...

Os que fazem tudo pela orquestra... mesmo tocar trompete com dor de dente...

Tem quem experimente novas técnicas de interpretação...e ame seus colegas!
Vale a pena lembrar que organistas são muito ocupados...

Ao lado do órgão temos o coro... por norma são os menos atentos (até porque para quem estudou pedagogia, toda a gente sabe que quanto mais longe do professor/maestro, mais distraído se está!). Os da ala da esquerda:
E os da ala da direita:



Apesar dos meses que demorei a concluir o puzzle, até porque o fiz todo sozinha, quanto mais o fazia mais pormenores descobria. Ficaram muitos pormenores por mostrar aqui... Mas gosto de pensar que nem tudo o que parece é. Que nem todo o músico é de ferro. Que todo o artista tem seu momento e suas distrações/paixões.... e apesar de por vezes passarmos um dia inteiro estudando o nosso instrumento musical, também pensamos em palavras cruzadas, em ler o jornal, comer uma sandes, fazer crochet, pintar as unhas, dormir, namorar ou simplesmente em sermos profissionais e darmos o nosso melhor em tudo.

You Might Also Like

0 comments