Destralhando e jogando com as aulas

23.10.12

"Simple Living - 30 days for less staff & more life" de Lorilee Lippincott é uma compilação de 30 lições para simplificar a vida. Na semana passada, ao ler a 6ªlição resolvi combinar o meu destralhamento com o meu trabalho na escola. Vou especificar em seguida!


O que trata a 6ª lição do livro

Neste processo de destralhamento e simplificação temos 5 opções:
- Deitar fora
- Reciclar
- Doar
- Vender
- Oferecer

Curiosamente sempre que revejo a minha biblioteca acho um livro que não leio à muito tempo e apenas guardo por "afecto". Ao sentir que ele pode ser mais útil com outra pessoa que o lerá, coloco-o dentro de um saco que está ao lado, no qual vou juntando material "destralhado" com diferentes fins (ora doação, venda, etc).

Qual a relação do destralhamento com as minhas aulas?

Esta semana lembrei-me de avisar uma das minhas turmas de que iria oferecer algo a quem tivesse o melhor resultado no teste. O factor motivacional subiu bastante e o brilhozinho nos olhos foi patente. Resultado: em 26 alunos 11 tiveram notas excelentes. Não estou referindo positivas, mas sim notas altas, muito boas, brigando pelo prémio!

Aos dois vencedores empatados ofereci um livro (a cada um) de contos conhecidos mas escritos num inglês muito simples. Eram pequenos livros cheios de imagens que me tinham sido dados em pequena. Agora guardava-os por terem sido parte da minha aprendizagem do inglês e pelas belíssimas imagens.

Quando hoje entreguei os testes e os livrinhos, alguns alunos "pensavam" saber quem deviam ser os vencedores, porém estavam enganados! Havia alunos que realmente tinham ficado motivados, quebrando rótulos quando se pensa que só os melhores alunos é que tiram as melhores notas...


You Might Also Like

0 comments