Leo Babauta e a música

20.10.12

Leo Babauta, autor do livro Power of Less e do blog Zen Habits, sempre teve ligação à música, não só diretamente através do seu pai que tocava guitarra quando ele era novo, como através de todos os grupos que ele gostava e gosta (e os quais refere na sua entrevista).

A música para ele é uma inspiração. "Ela inspira-me quando eu escrevo - e de facto inspira-me a escrever. Ela inspira-me quando eu corro. Traz paz na minha vida às vezes, e noutras traz emoção. Ela move a minha alma e traz felicidade".

Qual a ligação da sua filosofia com a música? Leo Babauta acredita que ir trabalhando (melhorando) a passo e passo gradualmente, simplificando e fazendo uma coisa de cada vez são as chaves para fazer qualquer objetivo. Ele compara ainda o acto de escrever e blogar com o praticar guitarra e afirma ainda que se fosse uma guitarra, escolhia ser uma guitarra acústica. Descobra o porque na sua entrevista aqui:




Traduzi algumas partes da entrevista para vos deixar um gostinho ;)

G: Na sua opinião quais os hábitos que os guitarristas precisam ter para se tornarem mais focados nos seus objetivos?
LB: Eu diria que os guitarristas iniciantes provavelmente precisam habituar-se a tocar regularmente - reservar um tempo em cada dia e torná-lo um hábito. Para os guitarristas mais experientes, que têm muitos outros objetivos, eu recomendo focar num objetivo de cada vez. Você vai ser muito mais eficaz com eles, e realizá-los com mais regularidade. Complete um objetivo, e passe para o próximo.

G: Pode-se comparar a prática da escrita e de blogar com o praticar guitarra? Quais os elementos-chave para tornar o estudo produtivo?
LB: Tanto escrever como tocar são expressões criativas, e ambas requerem trabalho árduo. É importante aprender a estar no momento ao fazer qualquer um deles - evitar outras distrações, aprender a concentrar-se apenas no que se está a fazer, dedicar-se inteiramente nisso, até que o mundo ao seu redor desapareça. É a maneira mais eficaz de fazer qualquer coisa, especialmente algo criativo, e é muito mais gratificante trabalhar assim também.




You Might Also Like

2 comments

  1. Não conhecia este teu post nem a entrevista do Leo - muito obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela tua visita! Adorei encontrar relação entre o Leo e a música! =)

      Eliminar