Reconhecer e identificar a desorganização (2)

3.5.13

Para tudo existem diversos métodos, até para o ensino da música! Porém o controverso é que nenhum método tem sucesso se não houver uma atitude pessoal.

O objetivo hoje não é relembrar defeitos, mas continuar a detectar o que impede uma melhor produtividade nas nossas funções profissionais.


2. Atitudes pessoais


Resposta Padrão - Você sempre tem uma resposta padrão na ponta de língua? "Amanhã eu começo isso" ou "logo que possível faço isso" ou "no fim de semana tenho mais tempo"...

Procrastinação - Você adia adia adia até estar no limite do prazo? Sente-se sufocado pela falta de tempo e pela pressão quando tudo acumula?

Sim para tudo - Você é o tipo de pessoa que não consegue dizer "não"? Que sabe que não dá mais mas por pena lá diz que sim? No trabalho tem funções que todos lhe pedem pois sabem que você não dirá que não? As pessoas à sua voltam consideram-no disponível para tudo e mais alguma coisa?

Falta de planeamento - Você agenda reuniões e compromissos na sua agenda sem reparar no que já tem? Ou sem pensar se terá tempo para tudo? Costuma chegar ao fim do dia sem realizar metade do que se propôs? Tem na sua agenda compromissos que não são realmente seus?

Memória fraca - Você não consegue lembrar-se do que precisa? Já experimentou post-its, agenda ou dizer as coisas em voz alta? Esquece-se do seu objetivo numa tarefa? Perde o foco facilmente? Esquece-se de levar o seu material para o trabalho?

Inexistência de Prioridades - Você não consegue definir quais as tarefas prioritárias? Por várias vezes em 3 tarefas não consegue passar da primeira?

Síndrome de Peter Pan - Esta síndrome é uma espécie de dificuldade em crescer e como consequência a pessoa não assume suas responsabilidades. Você tem fugido das responsabilidades? Tem dificuldade em realizar todos os dias aquele sistema de organização a que se propôs?

Falta de algum minimalismo - Você acha que se tivesse um dia com 30h resolvia seu trabalho pendente? Acha que seu problema é a falta de tempo e não a falta de organização? Você sente que faz imensas listas de tarefas mas não consegue realizá-las ou mantê-las organizadas? Você considera pressa e velocidade a mesma coisa?


Exercício 1:

Qual o ponto em que se sente pior? Qual aquele que quer começar a mudar já hoje?


You Might Also Like

2 comments

  1. A atitude que mais impede minha produtividade é dizer sim para tudo. Muitas vezes deixei de fazer o que tinha planejado, para ajudar colegas de outros setores que estavam em apuros. O contrário raramente acontece. Muitas vezes quero dizer não e digo sim. Fico preocupada em parecer que estou de má vontade e na maioria das vezes me compadeço com a angústia de um colega que precisa de ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fui assim como tu, ao extremo de me sentir mal pela outra pessoa se dissesse q nao. Acho que ser mulher e estar numa cidade desconhecida fez com que houvesse mais abordagens, mas ao mesmo tempo me fez perceber que um não convicto logo na primeira vez te impõe respeito e te valoriza. Tens que te mostrar disponivel para ti mesma, pois se outros percebem que tas sempre disponivel pra eles, rapidamente te pedem favores a mais enquanto eles mesmos vão tomar um cafezinho!

      Já agora, a primeira vez q eu disse um daqueles "nãos" acabei por desabafar pra uma pessoa amiga como me sentia mal na época, e foi ela que me ajudou a ver que foi o melhor que fiz!

      Eliminar