7 Técnicas de Estudo para o Regresso às Aulas

10.9.13


Sempre que começa o ano letivo aproveito as indicações da primeira aula para fomentar algumas dicas de estudo. Não existe uma técnica universalmente perfeita, mas cada um deve procurar o que melhor se adapta às suas necessidades, ao seu modo de ser/memorizar/entender e ao tipo de disciplina/área que estuda.

No ano passado, comentei de um modo simples sobre a técnica pomodoro a algumas turmas, salientando que o essencial era evitar distrações e manter o foco num período de tempo, compensando com um intervalo em seguida. Nas semanas seguintes recebi feedbacks muito positivos. Tomara muitos alunos terem a oportunidade de conhecer este tipo de dicas!

Técnica Pomodoro
muito resumidamente traduz-se em fazer blocos de estudo sem distrações e no fim realiza-se um intervalo de alguns minutos para descansar/recuperar. Mais informações sobre a técnica aqui

Mapas mentais
elaborar mapas com figuras de modo a esquematizar os conteúdos. Pode encontrar mais ideias em Mind Map Inspiration

Auto-explicação
procurar explicar para si mesmo os conteúdos que leu

Determinar objetivos
propor uma data e um conteúdo concreto para estar sabido ou criar um programa de estudos para não deixar tudo para a véspera

Recompensa
pré-estabelecer uma recompensa pelo sucesso em algum dos pontos anteriores

Estudo intercalado
procurar intercalar as matérias de modo a manter-se mais tempo concentrado. Na música confesso que nem sempre resulta, se estou inspirada e dedicada num tema nem dou pelo tempo e não saio dele até estar como quero! Mas esta técnica foi uma mais valia para mim nas vertentes teóricas

Conhecer o que resulta numa melhor produtividade para o seu estudo e criar rotinas
tentar entender que técnicas resultam melhor consigo ou com as suas matérias, qual a hora do dia em que estudar rende mais, etc.


Por vezes alguns encarregados de educação comentam que não sabem ajudar os alunos a estudar música. Alguns interrogam sobre "quantas horas o educando deveria estudar" ou se "15 minutos por dia é suficiente?".
Na música o objetivo deve ser cumprir uma meta musical: memorizar os primeiros 10 compassos (e conseguir tocá-los sem olhar para a partitura), solfejar num andamento rápido, conseguir juntar as duas mãos na peça inteira... é igualmente importante criar uma rotina e começar a ouvir algum resultado musical!

You Might Also Like

0 comments