Cursos Online Grátis

21.10.13

Voltei a estudar! E agora tenho trabalhos de casa!!

Em Setembro conheci o site www.coursera.org e desde então tenho vindo a namorá-lo. Este site reúne em modo online vários cursos das melhores universidades do mundo.

Neste momento estou fazendo muito a sério dois cursos da Berklee College of Music:
- Jazz Improvisation do espetacular vibrafonista Gary Burton
- Introduction to Music Production de Loudon Stearns

Basicamente os professores deixam essencialmente vídeos com explicações, por vezes outros materiais de apoio) e testes de resposta múltipla para realizarmos. No fim de cada semana temos uma tarefa mais "desenvolvida" para fazer com prazo limite de entrega. Por exemplo no curso de improvisação tive de analisar uma improvisação do Gary (sendo que ele cedeu a pauta e o mp3), e depois tive de gravar a minha própria improvisação por cima de um play along que ele forneceu da mesma música. No fim tive de realizar uma curta reflexão.

Os trabalhos são analisados pelo formador e dentro do prazo que eles estipulam são enviadas respostas pelos mesmos. A rotina repete-se todas as semanas, durante o tempo de curso.

A complementar tudo isto cada curso tem o seu próprio fórum que funciona como uma sala de aula onde trocamos experiências e informações com os colegas. O próprio fórum está bem organizado de modo que podemos partilhar nossos trabalhos lá e receber sempre críticas construtivas. As regras e as chamadas de atenção para a humildade e o respeito nos comentários entre todos são muito presentes, pelo que o ambiente lá é muito agradável.

No fim do curso, obtemos uma pontuação total pelos nossos trabalhos (nas informações de cada curso temos acesso aos critérios de avaliação e respetivas percentagens). Conseguindo a pontuação mínima obtemos o certificado de realização. Em alguns casos dá mesmo certificado informático verificado da universidade (mas nesse caso tem que se pagar um valor que não chega aos 40$).

Se não conseguir cumprir os prazos pode sempre continuar a ter acesso a todo o material. Neste momento estou também inscrita no curso de songwritting que está sendo muito à base de análise de canções até agora. Tenho até dia 24 para decidir se faço o TPC da semana 1, mas como já estou nos outros dois cursos e quero fazê-los dedicadamente, não quero stressar com este se o tempo não for suficiente! Pelo menos sigo o lado da formação, independentemente de fazer avaliação ou não.

Obviamente não há apenas cursos de música. Existem imensos de vários temas, incluindo nutrição, informática, markting, etc. Está aqui a lista. Mesmo que não faça os testes, tem acesso à matéria e aos vídeos formativos. Infelizmente ainda não há cursos em português, é uma linguagem adicionada muito recentemente, há cerca de um ou dois meses. Mas quem sabe...!


You Might Also Like

1 comments

  1. Que ótima dica. Minha filha tinha comentado sobre estes cursos on-line, que bom, você me relembrou. Muito bom poder estudar assim, em casa e sem custo. No caso do certificado, acho justo o valor. Obrigada

    ResponderEliminar