Quando um pouco mais hoje compensa amanhã!

14.10.13

Isto foi o que pensei quando decidi organizar o material da minha disciplina. Não há manuais oficiais. E os livros que existem estão em outra linguagem ou simplesmente não compreendem todos os conteúdos programáticos.

Assim sendo, decidi organizar todas as minhas fichas em um livro para cada ano escolar. Durante uma semana andei que nem uma doida agarrada ao computador paginando 4 sebentas. Para minha sorte as fichas com exercícios já as tinha feitas em computador destes últimos anos, muito material estava guardado no disco externo.


Este processo permitiu-me deitar ainda mais papelada para o lixo (fichas de trabalho, fotocópias, etc.). Algumas fotocopias passei no scanner e deitei o resto fora. Agora ficou tudo compilado nestas minhas sebentas, cujo pdf guardo com imenso carinho!


Onde eu quero chegar com tudo isto... estive uma semana doidinha compilando o material e organizando cada ano e grau de dificuldade. Mas agora não perco mais tempo nenhum até ao fim do ano letivo procurando qual a ficha para esta semana. Nos planos de aula limito-me a colocar o número da página e rapidamente sei onde está. Antigamente meu carro costumava ainda ter dossiers com fichas e, mesmo, algumas fichas espalhadas! Neste momento tem apenas 4 sebentas, o meu livrinho de registos e 2 livros de piano que ando a estudar. Simples não?

Até para os alunos este processo de trocar o portefólio das fichas para uma sebenta com todas as partituras e exercícios foi muito positiva. Simplificação para mim... simplificação para os alunos!


You Might Also Like

2 comments