Limpar o computador por dentro e por fora!

21.12.13

As minhas tarefas de final de ano estão em andamento. Desta vez foi o meu portátil que ao fim de uns anos parece novo!


1º Comecei por fazer um big backup:



Libertei quase 85Gb. Como?
- Procurei a pasta de descargas (para onde vão todos aqueles ficheiros, por vezes temporários, que descarregam quando estamos a ver os emails ou quando se fazem downloads diretos da internet). Organizei os ficheiros por tipo (imagens, documentos, executáveis...) e selecionei os que queria guardar apagando logo de seguida.
- Tirei filmes, vídeos e músicas que não vejo ou não costumo ouvir. Como musicista tenho sempre que tirar imenso repertório, ainda há pouco tempo tive de ouvir uns temas portugueses. Pois guardei-os todos numa pasta no disco externo e apaguei do meu portátil. Em relação aos filmes eu só os vejo em casa, portanto quando quiser fazer serão é só ir ao disco externo (não têm que ficar ocupando espaço no computador...)
- Eliminei aplicações (programas) que não uso há algum tempo ou não preciso.
- Analisei pasta a pasta tudo o que eu tinha no meu computador. Eliminei trabalhos anteriores que fiz, plugins que não uso, etc.
- Apaguei os albuns de fotografias todos! Deixando apenas meia dúzia de fotografias (as minhas predilectas) e espaço livre para muitas fotos novas em 2014!
- Re-analisei o que é realmente importante permanecer na minha dropbox e tirei o resto.
- No meu ambiente de trabalho não mexi pois está limpinho!

Este processo demorou umas horas, mas compensa muito sobretudo na velocidade do computador e na organização! Consegui ainda deixar todas as pastas organizadas (agora é fácil e mais rápido salvar algo no seu devido lugar) e quando precisar de alguma coisa é só ligar o meu disco externo.



2º Puxei o lustro ao meu computador!


Clique para aumentar a imagem

O meu portátil é branco. Porém estava cinzento, com efeito greyscale completo! Notava-se perfeitamente onde eu poisava as mãos, quais as teclas que eu mais utilizava... Afinal ele nunca tinha sido limpo.

Na foto acima do "antes" eu já tinha limpo com um paninho todo o computador. Contudo não estava conseguindo me livrar dessa sujidão na lateral da tecla. Um grupo fantástico no facebook ajudou-me e fui experimentando as dicas. A melhor é utilizar um cotonete macio com alcool, se possível isopropílico!

O mais estranho é que agora quando escrevo tenho a sensação de que está tudo muito mais branco e "leve". Fiquei com um computador "como" novo!


You Might Also Like

0 comments