Minha agenda 2014 - download

27.12.13

Encontrar uma agenda à nossa medida não é fácil. Eu sempre usei iCal (interligado entre o meu telefone e o meu computador) porém desde a última atualização à poucos meses que o sistema mudou um pouco e fiquei a detestar.

Outra coisa que me incomodava era ter tudo separado: agenda, tarefas, compras, meus objetivos pessoais, minhas reflexões de gratidão para com o dia em questão... Deste modo resolvi criar uma agenda à minha medida seguindo diversas dicas que tenho lido, bem como as minhas necessidades.


Esta agenda semanal de duas páginas tem influências do sistema em funil:
- no cimo as minhas tarefas organizadas horizontalmente por categorias
- em seguida está o plano diário das minhas atividades prioritárias
- mais perto do lado inferior da página está a agenda diária com horário

Conheci este sistema através da Rita, porém a pesquisar sobre agendas esta semana encontrei mais blogs estrangeiros que o citavam. Parece-me um sistema interessante e reconhecido.

A acrescentar coloquei ainda mais alguns pormenores que irei explicar em seguida:

1 - Lista de Tarefas para essa semana da casa
2 - Lista de Tarefas para essa semana do trabalho
3 - Lista de Tarefas para cada dia*
4 - Rotinas: fiz exercício? tomei água? planeamento de refeições
5 - Atividades: horário pormenorizado
6 - Frase do dia ou pequena reflexão sobre que o fui grata nesse dia
7 - Qualquer atividade ou tarefa extra, incluindo limpezas, telefonema, etc.
8 - Todos os meses terei uma espécie de missão, seja fazer mais exercício, ler mais, etc. Aqui irei lembrar qual a missão e colocar alguma nota referente.
9 - Lista de compras: conforme o produto acabar ou for necessário comprar algo, vou anotando. Desse modo controlo se é urgente ir ao supermercado ou não e quando for tenho tudo anotado.
10 - Lista de gastos referentes a essa semana

*Estas são folhas modelo para as 52 semanas. O dia do mês estou colocando a seguir ao dia da semana (no cabeçalho da zona 3).

Conscientemente fiz a agenda em formato A4 para que tivesse a visão semanal com todos os pontos que desejava. No total não chega às 60 folhas (sendo que a minha tem bastante menos pois só fiz até Agosto). Vou utilizá-la como agenda de casa, sendo que o facto de ser tão fina permite caber facilmente na mala do portátil. Ainda assim posso utilizar o meu telemóvel como inbox (no caso de não a ter comigo ou simplesmente querer anotar algo rápido).

Resolvi disponibilizar este modelo para vocês clicando aqui ou em seguida:



Relembro novamente que cada um tem as suas necessidades. O que serve para mim pode servir (ou não) para você. Esta agenda tem tudo o que eu procurei ou senti falta em outras agendas e partilho com imenso carinho apesar das horas que dispensei a trabalhar nela.

E aí, já achou o sistema que funciona consigo?

You Might Also Like

12 comments

  1. Interessante. Já baixei a minha. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Muito Obrigada, Fátima, pela partilha!! Eu já baixei a minha. Mas já agora, não terá coisas a mais nas colunas de cima? Vou ler com bastante atenção as suas descrições de como usar pois ela parece bastante útil, aliás nunca vi nenhuma tão completa, mas se o sentido é simplificar, ela não terá coisas de mais? Bjinhos e um Excelente Ano 2014 para si!!! Obrigada por partilhar as suas maravilhosas experiencias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! Pergunta muito pertinente sim! O meu objetivo é fazer uma agenda "total" de modo a unificar varias ferramentas que estive usando separadamente: eu uso uma app no telemovel para a lista de compras, outra para escrever o meu momento de gratidão do dia ou aquela frase especial, post its no estudio com as tarefas free lance que tenho a fazer, caderno da escola com tarefas para as aulas que leciono... enfim, tudo funciona muito bem em cada espaço mas eu precisava unir tudo num só lugar!
      Então usando o sistema funil (o link está acima) esse tipo de informação em categorias fica no lado superior da folha: na secção casa posso apontar agora meus objetivos semanais de limpeza por exemplo (fiz isso em 2013 e foi interessante, mas era mais outra ferramenta....), na secção de trabalho substituo os post-its e coloco diretamente quais os projectos a terminar ou desenvolver naquela semana, posso colocar com antecedencia "fazer os enunciados dos testes" numa semana posterior ou atualizar o site naquela semana em especifico... nos extras posso identificar com antecedencia em que semana preciso marcar uma consulta médica ou que tenho que fazer inspeção ao carro...

      Resumidamente o que não tem data fica no retangulo, enquanto que as tarefas datadas ficam nas linhas do respetivo dia.

      Simplificar aqui é ter tudo no mesmo lugar e deste modo poupar bateria ao meu tlm, poupar post-its e ganhar tempo diário ao organizar tudo no mesmo lugar! Quanto à lista de compras: basta tirar uma fotografia com o telemovel à lista na agenda e ir às compras se se justificar, simples assim!

      Desculpa o testamento, espero que tenha ajudado! De qualquer modo é interessante descobrires o que sentes a mais ou a menos...essa será a tua agenda ideal ;)

      Eliminar
  3. Obrigada pela partilha da agenda, vou descarregar não para usar já porque entretanto encontrei uma que se enquadrou no que tinha pensado para este ano, pela primeira ver vou usar uma agenda mais pequena e mais simples, confesso que estou apreensiva porque tenho algumas dúvidas se me vou adaptar, mas temos que sair da nossa zona de conforto e por vezes é nas pequenas coisas que devemos começar, este ano comecei pela agenda ( ando sempre com a mala pesadíssima) depois se verá, em Janeiro vou fazer um post para mostrar como me organizo falarei de como está a correr a experiência :-)

    ResponderEliminar
  4. Olá, poderia me disponibilizar por email? não consigo baixar. Grata!
    ary.limaa@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enviei agora. Se não a encontrar na caixa principal do seu email, procure no spam ou lixeira. Cumprimentos!

      Eliminar
  5. poderia me enviar por email ??? Tambem nao estou conseguindo baixar
    belle07@ig.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enviado agora! Se não a encontrar na caixa principal do seu email, procure no spam ou lixeira. Cumprimentos!

      Eliminar
  6. Olá.. poderia me enviar também pelo email?? Não consegui fazer o download também... muito obrigada e parabéns pela ideia... rozielly@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enviado agora! Se não a encontrar na caixa principal do seu email, procure no spam ou lixeira. Cumprimentos!

      Eliminar
  7. Ola poderia me enviar por e-mail, não consegui fazer o download, parabéns pelo blog e desde ja obrigada!
    jannacruz.comercial@gmail.com

    ResponderEliminar