Curso Apreciação de Jazz

24.1.14

Esta semana começou o curso Jazz Appreciation da Universidade do Texas em Austin mas formatado para a versão de cursos online do site www.edx.org.









Ao contrário do que eu imaginei inicialmente, este curso não é apenas cultura musical, mas linguagem musical que aprendemos e praticamos através de uma audição acuidada e orientada. Ele não serve apenas para conhecer e alargar os nossos conhecimentos gerais do jazz, tanto a nível de repertório como de músicas, mas ensina essencialmente a ouvir e a aprender música através da audição. É um método muito sábio e interessante no qual todos os conceitos são exemplificados, não há ideologias abstractas.


Cartacterísticas específicas:


- duração de 10 semanas
- o instrutor é o maestro e pianista Jeffrey Hellmer, apesar de podermos contar com mais 4 músicos colaboradores.
- não há exames nem testes tradicionais
- é utilizada a aplicação Cerego no qual através de um modo lúdico, em jogo, você pratica os conhecimentos adquiridos nas vídeo-aulas. Através deste método acredita-se que a informação e os conceitos serão retidos por mais tempo e de um modo mais motivador e divertido do que através dos testes tradicionais.
- todas as vídeo-aulas contém legendas em inglês coordenadas num texto à parte com cada minuto do vídeo (você pode só ler o texto, só ver/ouvir o vídeo ou ambas. Se ler só o texto pode clicar e o site direciona diretamente para o minuto do vídeo em que o instrutor fala essa parte ou exemplifica musicalmente)
- o curso apenas requer cerca de 2 a 3 horas semanais (incluindo uma hora para as vídeo-aulas, outra para conhecer a tecnologia do Cerego e praticar e o tempo restante para investigar gravações ou vídeos de jazz)


Eu não conhecia a tecnologia Cerego mas fiquei impressionada! Funciona tanto como momento de formação como de avaliação, estimulando ainda a memória:





No fim temos acesso às nossas estatísticas, onde podemos saber que conceitos devemos reforçar, entre outros pontos importantes:






Estou a gostar bastante do curso. Para mais informações clique no site do curso (que eu já coloquei no início do post) ou veja o vídeo de apresentação do curso:


You Might Also Like

0 comments