"Mindfulness parece tão fácil para si, como faz para se lembrar? Post-its?"

28.1.14

Tenho estado sob muito stress porque (...........). Isto fez com que tivesse de ficar em casa nas últimas 2 ou 3 semanas, praticando uma rotina muito diferente daquela que eu costumava.

Onde surge mindfulness?

Há dias em que não vejo esperança em encarar o dia. Muitas coisas e sentimentos tornam-se vazios. Mas pela primeira vez eu estou tão consciente que eu levanto-me, começo a caminhar e sinto-me.

O meu corpo está falando comigo dizendo "hey eu preciso de exercício" ou "eu preciso comer, ir à casa de banho ou abrir uma janela e respirar". O meu corpo realmente fala um monte de coisas! Eu dirijo-me para a cozinha e vejo ovos e farinha... Aí começo a falar com eles e a fazer panquecas. Então eu penso "porque não fiz essas belíssimas e apetitosas panquecas antes?" Pego nelas, vou para um lugar na minha sala que eu adoro, sento-me no chão e abro as cortinas: tenho as montanhas e o céu diante de mim. Então eu aprecio o que estou comendo (mindful eating), sinto o meu corpo dizendo se aquela posição sentada não está confortável, tento outra, respiro, choro, respiro novamente... A minha gata é como um cão, segue-me para onde quer que eu vá, por isso ela sempre está lá também. Eu começo a brincar com ela e ela faz-me sorrir. Nesse momento a minha energia não é a mesma comparada à de uma hora atrás.

Só para não pensarem que eu sou maluquinha, eu não oiço vozes na minha cabeça! O segredo para mim está em falar com tudo o que tenho, não só as plantas e os animais, mas o meu corpo, a minha comida, o meu cobertor quente favorito... e sentimos uma resposta ou uma comunicação, como quando estamos a tocar música ou a fazer outro tipo de arte. Por coincidência vi este vídeo nesta semana :


O vídeo só esclareceu de alguma forma o que eu já estava fazendo.

Eu ainda tenho fraquezas mas aí a minha mindfulness traz-me de volta e o momento toma outra direção. Eu não uso post-its ou ferramentas para lembrar de ser mindful. Às vezes, basta apenas a minha gata tentar dizer-me "eu quero comida, por favor, levanta da cama e faz alguma coisa!" Adoro-a tanto que realmente levanto-me por ela, e toda a história que eu descrevi anteriormente repete-se. Temos um monte de "post-its" nas nossas vidas, tal como a minha gata. É só estarmos atentos a todos os sinais.

You Might Also Like

0 comments