Mindfulness

3.1.14

Quantas vezes acontece você comer ao mesmo tempo que vê televisão, controla alguma comida no forno, tenta dar atenção para a conversa dos filhos e em seguida vai arrumar a cozinha controlando o seu telefone enquanto pensa nas compras que tem de fazer e na roupa para colocar a lavar?
Quantas vezes se sentiu tão ocupado, que nem deu conta de ter feito determinadas coisas nem sentiu ou aproveitou essa tarefa?

"Mindfulness" é o acto de você dar atenção ao presente, saboreando e gozando cada minuto dessa tarefa. Hoje experimentei um tipo de mindfulness (atenção plena) na comida: eu tomei meu pequeno almoço sem ler, sem computador, sem televisão, sem distrações. Eu sentei-me confortável e comi enquanto saboreava o sabor e a têxtura da comida, apenas. Cada gesto e paladar daquela experiência era o meu momento presente, que eu estava vivendo em cheio.

Este é o tipo de exercício muito saudável mas que não é fácil de todo, pois obriga você a focar-se e a viver o presente, sabendo que hoje em dia somos bombardeados por uma vida muito eletronicamente online, muito trabalho, muitas dificuldades que levam a pensamentos e preocupações contínuas...

Créditos: http://www.enthusiasticbuddhist.com/mindful-eating-taste-mindfulness

Uma das melhores maneiras para praticar "mindfulness" é a meditação. Eu sempre tive muita dificuldade em sentir o acto de meditar, cheguei a sentir que eu seria incapaz, pois sempre fui habituada a fazer tudo ao mesmo tempo e a ter milhões de actividades no meu presente. Porém experimentei a técnica do Leo Babauta:

"Tente contar suas respirações: 1 em inalar, 2 em exalar, 3 no inalar, até chegar a 10. Em seguida, iniciar novamente em 1. Quando sua mente vaguear, comece de novo em 1. Não fique frustrado se você se mantiver começar de novo - esta é a prática."

Por um momento abriu-se um espaço para ter absolutamente nada.
Tranquilidade e Paz.

A única coisa estranha é que uns minutos depois disto adormeci, mesmo sendo de madrugada e estar bem acordada!


Artigos que sugiro ainda sobre mindfulness:

O que é, quais os benefícios e como praticar:
http://www.psychologytoday.com/blog/the-athletes-way/201303/mindfulness-made-simple

Aprofundamento de conceitos chave:
http://www.psychologytoday.com/blog/the-mindful-self-express/201202/nine-essential-qualities-mindfulness

Exercícios para praticar:
http://www.enthusiasticbuddhist.com/10-mindfulness-exercises-help-live-mindful-life

You Might Also Like

0 comments