Os gatos também meditam...e fazem exercício!

8.1.14

A minha Kitty é uma gatinha muito inteligente. Ela entende o que eu digo, responde-me em diálogo. Ela nem sequer fala por cima de mim quando discutimos, mesmo refilando toda a vez que eu esqueço de lhe dar comida ou que fico todo o dia fora de casa!


Porém... agora que estou descobrindo o estado de paz e de por momentos ter a nossa cabeça esvaziada de tudo... porque tenho a sensação que a minha Kitty já faz isso há muito tempo?


O que ela está pensando? Ou estará pensando? A verdade é que se eu a chamo ela me olha logo e faz um "méu" reclamando que a assustei e a distraí. Ela não estava dormindo sequer (pois ela quando dorme fica pesada e a sua cabeça cai literalmente para o lado). Então... meditação?

Fiquei olhando para ela uns bons segundos, tentando entender o que estaria sentindo. Concluí que ela estava plenamente tranquila. A chamei de novo. Ela veio ter comigo e deu-me um carinho (ela também me faz festinhas do jeitinho dela).

O mais interessante é que ultimamente quando medito e ela está "meditando" ao meu lado, existe um respeito. Eu nem me lembro que ela lá está, mas a tranquilidade surge com as duas ali. É ainda curioso perceber que afinal nem sempre medito sozinha.


Apercebi-me que a meditação e o exercício têm relação, devido ao modo como sentimos o nosso corpo. E novamente me apercebi como a minha Kitty faz imenso exercício. Ela se desdobra toda, faz uns alongamentos que nem eu consigo fazer. Ela não é do tipo de fazer muitas corridas, mas sim aqueles exercícios que nos fazem conhecer melhor o corpo. E ainda é capaz de ficar uns bons segundos nessa posição olhando para mim quando a chamo novamente. Ela responde aquele "méu-u-éu" dizendo "o que foi? que se passa? posso continuar fazendo meu exercício?"


É incrível como todas as lições sábias estão constantemente à frente dos nossos olhos no dia a dia. Mindfulness lembram-se?


You Might Also Like

8 comments

  1. Seu texto me arrancou o primeiro sorriso do dia!

    ResponderEliminar
  2. eu acredito piamente nisso! adoro gatos, mas acho que vai alem deles: acho que todos os animais têm esses momentos! nós é que os desvalorizamos e recusamos a acreditar!
    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na maior parte das vezes estamos simplesmente distraídos! O segredo é estar plenamente atento ao presente!

      Eliminar
  3. uhum... convivo com dois gatos fofos e um cachorro e acho que eles fazem isso sim! e me parece que eles gostam quando me aquieto, assim eles vem ficar comigo, ficam ali pertinho, muito sábio!
    adorei! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles são todos diferentes mas ao mesmo tempo tão sábios sim!

      Eliminar
  4. Há um autor que gosto muito e que escreveu: "Já vivi com grandes mestres Zen, todos eles eram gatos".
    Eu também adoro gatos, já tive vários e neste momento tenho a Zina - uma gata Albina com pouco mais de 1 ano. Ela é a minha grande companheira de todos os dias (pois passo muito tempo em casa) e também creio que ela por vezes está a meditar. Nesses momentos, a postura corporal dela é bem diferente de quando está a dormir e está num estado semi-alerta.
    Também sei que os gatos têm uma percepção sensorial diferente da nossa e conseguem ver coisas que nós humanos não vemos. Acredito que conseguem absorver e limpar energias mais negativas nos ambientes. Não é ao acaso que os antigos Egípcios consideravam os gatos animais sagrados. Eu penso mesmo que temos muito a aprender com os gatos! A minha gata tem mesmo vida Zen, basta observá-la e aprender com ela.
    Cps, Mizé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei quem escreveu essa expressão mas é interessante! Os gatos ressentem tudo o que se passa numa casa, essa é a experiência que tenho com eles desde pequena! Cumprimentos para a Zina!

      Eliminar