Uma Vida Feliz segundo Sam Berns

22.1.14

Sam Berns morreu de velhice com 17 anos há cerca de uma semana. Mesmo sabendo que sofria de progeria, doença que acelera o processo de envelhecimento, ele não se deu por derrotado e viveu o presente partilhando o seu sorriso:


A sua filosofia para uma vida feliz consistia em:
- Aceitar bem o que em última análise você não pode fazer, porque há tanta coisa que pode fazer.
- Rodear-se de pessoas que você quer na sua volta
- Continuar seguindo em frente
- Nunca perder uma festa se você pode ajudar


Recentemente vi o video desta notícia, entre outros, e em momento algum ele chora ou se mostra infeliz. Ele começa por mostrar como se adaptou à realidade, incluindo na questão musical, e desenvolve esta filosofia de vida que mostrei acima. Estes são alguns excertos do documentário:

Foi-me questionado "qual a coisa mais importante que as pessoas deviam saber sobre ti?" e a minha resposta foi simples: "eu tenho uma vida muito feliz".


Eu não desperdiço energia sentindo mal por mim mesmo; eu rodeio-me de pessoas com quem eu quero estar; e mantenho-me seguindo em frente.
Então, com esta filosofia, eu espero que todos vocês, apesar dos vossos obstáculos, possam ter uma vida feliz também. 


Mesmo havendo tantos obstáculos na minha vida - muitos deles criados pela progeria - eu não quero que as pessoas se sintam mal por mim. Eu estou bem com o que em última instância não posso fazer, porque há tanta coisa que eu posso fazer.


Acredito que cada pessoa adapta à sua vida e às suas vivências a sua própria filosofia de vida, porém existe sempre um ponto em comum... =)

Já pensou qual a sua filosofia de vida?


Créditos das imagens: aqui

You Might Also Like

2 comments

  1. Lição de vida e sabedoria. Obrigada por compartilhar. Adorei.

    ResponderEliminar
  2. Ótimo exemplo de vida! Gostei. :) Se penso sobre minha filosofia de vida, sim penso. E a cada dia quero viver mais de forma leve e sem me aborrecer.

    ResponderEliminar