Tempo Bem Gasto (2ªparte)

5.3.14

Anteriormente publiquei a 1ªparte da minha tradução resumida sobre o livro Tempo Bem Gasto do Mike Burns. Hoje trago mais um excerto deste 1º capítulo do livro, ainda relacionado com os conceitos base para a componente prática.



Relação entre Simplicidade e Gestão do Tempo:


1. Se as nossas mentes estão cheias de tralha, não conseguimos tomar boas decisões sobre como direcionar as nossas vidas. Precisamos de espaço no cérebro ou começamos a sentir-nos "pesados" e cheios com todas as coisas que precisamos gerir. Esse espaço é algo que temos de estimular e cultivar.

2. O tempo é limitado, as decisões têm de ser tomadas.
Como o nosso tempo é limitado, até porque um dia morreremos, temos de cortar nas coisas que forem possíveis para darmos tempo suficiente àquelas que queremos.

3. Se não escolhermos bem, as coisas continuam sem serem feitas.
As coisas não se realizam apenas porque você quer. Se por um lado não controlamos todas as circunstâncias, por outro podemos controlar o que queremos realizar, o tempo que gastamos ou ainda o que valorizamos. Se escolhermos bem podemos viver o tipo de vida que queremos viver.

Simplificar ou destralhar é uma ferramenta, muito poderosa. A sua vida pode nunca ter sido simples, mas pode tornar-se mais simples do que costuma ser. Tudo isto é sobre progresso, não perfeição.

A tralha funciona como uma distracção que devemos eliminar para nos podermos manter focados no que é mais importante. Isto varia de pessoa para pessoa pois vivemos vidas diferentes, com valores diferentes.

__

Eu resumiria este capítulo a: preparar espaço para tomar boas decisões, escolher boas decisões e realizá-las logo que possível!

You Might Also Like

0 comments