A humidade e o mofo

13.4.14

Não sei o que se passou com este inverno, mas desde novembro que as paredes dos quartos começaram a ficar pretas ou a soltar tinta e uma matéria que parece algodão. Claro que chamei logo o especialista, mas como continuamos em tempos de chuva não se pôde fazer nada. O resultado agora é lastimável: roupa/cobertores, bolsas/malas ou sapatos/botas que eu tinha no guarda-fatos estão húmidos e com mofo e o chão todos os dias tem mais pedaços de parede caídos.



Até as laterais da cama estavam outra vez verdes de mofo, mesmo tendo sido tudo limpo/lavado (todo o quarto) há quase uma semana e o leitor de dvd que estava guardado temporariamente numa gaveta tinha vestígios também.

Claro que aproveitei a situação para fazer nova seleção, esvaziando o meu armário cerca de 40%. Acumulamos tanta coisa no guardafatos que nem nos apercebemos, até porque ele está fechado não é? Este foi sem dúvida o lado positivo da situação.

Entretanto já andei a pesquisar estratégias para combater esta situação mas estou recetiva a todos os conselhos e ideias. Os cobertores sem dúvida irão para a lavandaria, o quarto há meses que tem sido arejado todos os fins de semana, sobretudo em dias de sol, e irei aplicar limpeza com sumo de limão. Recipientes com sal grosso ou bicarbonato de sódio parece que ajudam também. Ontem o incenso ajudou no cheiro, uma vez que o sol não entra direto no armário... hoje estou rezando para que continue o sol mais um pouco!

You Might Also Like

2 comments

  1. Oi Fátima, que chato isso! Aqui em casa neste final de semana fiz uma super faxina e encontrei várias prateleiras dos armários verdes de mofo, com roupas manchadas, então aproveitei para de desfazer de muitas coisas também. Entendo você!
    Acho que é a umidade externa que passa pelas paredes e fica muito úmido dentro de casa. Outra coisa que tira umidade é "giz" aquele que professores usam para escrever no quadro. Para tirar o mofo da parede tem que passar produto com cloro, não sei como se chama aí em Portugal.
    E dias de sol para você!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso é mesmo entrada de água da chuva para dentro do prédio, mas só se pode tratar quando tiver mais calor. Já peguei essas dicas do giz e do produto para as paredes, obrigada! Esse desejo de dias de sol é o melhor da semana! lol =)

      Eliminar