Saiba porque deve esvaziar sua bolsa todos os dias!

22.11.14

Para Marie Kondo deixar a mala carregada de noite é [quase] como ir dormir de estômago cheio. Esta é uma das ideias que ela refere em seu livro The Life-Changing Magic of Tidying, talvez aquela que mais mexeu com o meu pensamento.


Vantagens:


- não esquece algo na bolsa
talvez já lhe tenha acontecido achar que perdeu a sua pen ou aquele batom ou pregadeira que tanto gosta. Se calhar estão simplesmente perdidos num dos bolsinhos da bolsa! Pode ainda encontrar umas moedas soltas e retirar a tempo aquele rebuçado ou chocolate que quase derreteu…

- carrega apenas o indispensável
acontece andarmos dias/semanas com recibos, lenços de papel usados, papéis de rebuçados, publicidades, correspondências dos correios, caneta já gasta, entre outras coisas, esquecendo-nos de as retirar. Verdade seja dita, quando deixo acumular, a minha bolsa fica com um aspecto muito desarrumado e fico até envergonhada com o tempo que demoro para encontrar o meu telemóvel ou a chave de casa!

- a bolsa areja e mantém-se limpa
há sempre lixo que acumula no fundo da bolsa, sobretudo se andou com um pacotinho de bolachas...

- é mais prático do que parece
Marie Kondo sugere que escolha um local (por exemplo prateleira ou gaveta), se possível perto de onde costuma guardar a sua bolsa, para colocar as suas coisas. Pode colocá-las dentro de uma caixa bonitinha, que você goste. Assim pode selecionar facilmente o que vai precisar no momento de sair. Se você quiser ir rapidamente na mercearia ou deixar o seu filho na escola basta colocar as chaves ao bolso e pegar na carteira. Se você quiser usar uma bolsa diferente para condizer com o seu look, será muito prático também.

- dificilmente terá sua bolsa desarrumada
Desde o início do livro que Marie refere o seu método como algo definitivo, contrastando um pouco com aquelas filosofias em que você deve destralhar 15 minutos todos os dias porque é normal sua casa ficar desarrumada… Com este método isso não acontece, não só você sabe exatamente o que tem como evita que tenha tudo espalhado: se mantiver por exemplo toda a maquilhagem dentro de um necessaire, bem como a escova de dentes e a pasta dentro de uma bolsinha...


Agrupo os documentos mais importantes que nem sempre uso como o passaporte e determinados cartões em uma bolsa (a que está no fundo). Produtos de higiene e maquilhagem têm o seu necessaire.


Neste processo confesso que estranhei um pouco o facto de mexer com a rotina matinal (geralmente preparo tudo na noite anterior). Mas penso que a própria Marie tem consciência disso quando escreve que não há problema em não esvaziar a bolsa literalmente todos os dias. Pensei ainda no início que estaria mais susceptível a esquecer algo de importante nos dias em que saio cedo ou à pressa, mas a verdade é que ver as coisas ajuda até a lembrar o que estamos levando.

Eu apercebi-me esta semana que às vezes a minha bolsa estava cheia e “pesada” mas era de tralha, sobretudo naquelas fases em que andava com a cabeça no ar e deixava acumular por falta de atenção! Para falar verdade só preciso de pouquíssima coisa e é muito comum, por exemplo, ir comprar o pão só com algumas moedas ou levar apenas a carteira e o telemóvel para ir aos correios.

Para conhecer mais experiências e partilhas sobre o método Konmari consulte o grupo no facebook Konmari Adventures (em língua inglesa).

“O mais importante é criar um ambiente onde a sua bolsa possa descansar, designando um lugar específico para guardar tudo o que geralmente você carrega nela”.
Marie Kondo

You Might Also Like

0 comments