Como sua vida mudou em um ano?

28.12.14

Este fim de semana tirei um tempinho para a blogosfera e me surpreendi com a quantidade de posts sobre esta transição de fim de 2014 e início de 2015.

Porém teve um que me cativou, mais especificamente o seu título: How has your life changed in a year? Eu sorri e me ocorreu "nunca tanto como neste ano!"

Minha vida rodou completamente. Eu suspendi meu contrato de trabalho por estar à vários meses sem receber o vencimento, eu vi muitas pessoas me virarem as costas por eu não ser como elas, eu vivi ambientes que não queria porque tinha mesmo de ser e eu fui despedida. E isto é apenas um resumo.

A 4 de setembro uma senhora me disse que eu iria viajar.
Eu perguntei para onde.
Ela respondeu perguntando para onde eu sentia que devia ir.
Eu respondi que gostaria de ir para o Canadá.
Ela sorriu e me afirmou que eu estaria indo ainda durante a primavera no Brasil (entre 21 de setembro e 21 de dezembro)

Tudo pareceu tão estranho para mim. Achei que era bom demais para ser verdade. Por essa altura eu ainda não tinha recebido vencimento, indemnização nem documento para o fundo de desemprego.

Independentemente do que "se diz", eu sentia que devia lutar por isso. Cheguei a fazer entrevistas para o Canadá pelo skype e por telefone, mas o facto de não ter carro nem morada lá era sempre motivo para dizer bye bye!

Durante esses meses não concorri ao ensino público nem aceitei propostas de escolas. Eu sabia que não iria continuar em Portugal e estava determinada a continuar a lutar. Aguardei pelo visto e fui passando por cada "passo" do processo sempre com os pés no chão.

Vendi praticamente tudo o que tinha. Algumas coisas dei. O que mais custou foi a minha gatinha Kitty, que ficou com uma pessoa de imensa confiança que adora gatos e pela primeira vez estava morando sozinha. Senti que era um processo natural. A Kitty, que tinha vindo da rua, já respondia ao nome, já estava conversava e sabia cuidar da casa... agora estaria ajudando esta pessoa com aquele jeitinho ternurento e companheiro que ela tem.

Dia 1 de Dezembro recebi a tão ansiosa mensagem da aprovação do meu visto. Durante a semana aproveitei para me encontrar com várias pessoas queridas e dia 7 viajei.


Hoje minha vida simplesmente mudou. Adoro cada momento no Canadá, bem como a qualidade de vida e o lado cultural.


Quando li "como minha vida mudou em um ano?" não tinha como responder de outro modo do que com um sorriso. E se mudou!

"Cada risco vale a pena se for por uma boa causa e contribuir para uma boa vida"



You Might Also Like

3 comments

  1. Ola Fátima! Tal e qual como tu...olho para o ano que passou e sorriu...Muita coisa mudou! Também sai do nosso país e tem sido uma experiência única. Valeu a pena arriscar...desejo-te um 2015 cheio de coisas boas! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Oi Fátima, que história bacana. Meu ano foi intenso também, fiz uma viagem pra Berlin que não imaginava, perdi uma pessoa querida e revi prioridades, larguei um trabalho chato e iniciei uma pesquisa na Universidade. Olhando pra traz eu arrisquei um bocado, o que foi ótimo pois provei mais uma vez que o destino não é algo pronto, mas construído passo a passo. Um bom 2015 !!!

    ResponderEliminar