Porque escrevo 750 palavras por dia

14.3.15

Voltei a escrever 750 palavras, equivalente a 3 páginas segundo dizem, todos os dias. Tudo por causa do site 750 Words que é bem simples e genial.


Características do site


Apesar de você ter a liberdade para escrever o que quiser, não estamos falando de um blog ou um facebook. Tudo o que escrever é privado, de si para si.

Existe um contador automático visível mas que fará o alerta quando atingir as 750 palavras. Quando você termina, o analisador de palavras faz um sumário sobre o seu estado de espírito e as suas preocupações.


Através de gráficos tem uma ideia sobre a sua mentalidade no momento ou a orientação no tempo (se pensou mais no passado, presente ou futuro), entre outras coisas.


Há ainda uma análise das suas pausas ou dos momentos em que pensou mais. É super interessante ver os resultados diários!

Para tornar o desafio mais divertido existem bonus! Você ganha pontos por cumprir o desafio diário, ou por escrever durante vários dias seguidos.



Resultados


Este projecto tem-me ajudado a criar um novo hábito e a desenvolver ainda mais a consciência de mim mesma. Não é fácil ficar escrevendo 3 páginas quando se está doente, de rastos, com outras preocupações ou sem tempo algum. Mas esse é o desafio, não só a organização do tempo diário como o compromisso em lutar pelos nossos sonhos, mesmo quando doentes ou achando que todos os problemas são maiores que qualquer desejo interior.

Também tenho sentido evolução na relação entre pensamento e escrita, não só escrevendo no blog mas em emails ou noutros projectos. Aprendi a escrever rápido, mas sem pressa!

Fazer escrita livre tem permitido uma limpeza à minha mente. Eu simplesmente "deito cá para fora" literalmente tudo o que me ocorre. E tal como no diário da minha vida profissional, o objetivo é escrever apenas, sem corrigir gramática, erros, seja o que for. A cabeça fica mais leve e novas ideias continuam surgindo.

Buster Benson

Buster Benson faz referência ao 750 Words no seu artigo Better than meditation, referindo que escrever 750 palavras pode ser melhor que a meditação (não a substituindo obviamente). Mas isso fica para outro post! ;)


Update:
Como me inscrevi em 2012 o site sempre foi grátis para mim (e continua sendo). Porém, devido aos custos de manutenção, algumas alterações surgiram. Neste momento podem inscrever-se utilizando o site grátis durante 30 dias. Depois disso há um custo de $5 mensais associado.
Eu aconselho vivamente a utilizarem os 30 dias para experimentar o desafio.


You Might Also Like

1 comments

  1. Obrigada pela partilha lá no blog, Fátima. Não conhecia de todo este sistema e é super interessante. Vou definitivamente experimentar!

    Beijinhos,
    Rita (deacordocomrita.blogspot.pt)

    ResponderEliminar