Faltando um pedaço

2.7.15

Que riqueza entender melhor a letra das músicas, ultrapassar a ideia directa e conhecer o real significado mais profundo que uma canção pode passar.
Hoje trago a letra "Faltando um Pedaço" de Djavan. Deliciem-se!


"O amor é um grande laço, um passo pr'uma armadilha
Um lobo correndo em círculos pra alimentar a matilha"
(O lobo se desespera quando os filhos estão com fome, então ele corre feito um condenado para arranjar comida para alimentar os filhotes)

"Comparo sua chegada com a fuga de uma ilha:
Tanto engorda quanto mata feito desgosto de filha"
(Fugir da ilha significa engordar com excesso de água engolida e depois morrer afogado. O desgosto da filha é que ela vai engordar com a gravidez e matar os pais de vergonha, constrangimento, traição da confiança)

"O amor é como um raio galopando em desafio
Abre fendas cobre vales, revolta as águas dos rios"
(A força e a intensidade do amor é como um raio, quem ama não teme nada, abre fendas sentimentais, não teme o perigo... a força de quem ama é capaz de enfrentar tudo)

"Quem tentar seguir seu rastro se perderá no caminho
Na pureza de um limão ou na solidão do espinho"
(O amor é ilimitável, ele tem tanto de puro quanto de sofrível. O limão não permite que infiltrem nele acidez pois ele já a tem... ele é uma solução química pura. Quanto à solidão do espinho, somos capazes de olhar para uma rosa cheia de espinhos e não olhar para um espinho lá, pois o espinho remete para coisas ruins... não quer dizer que ele não tenha beleza, mas ele impele para coisas negativas ou para a dor)

Foto: Fátima Teixeira

"O amor e a agonia cerraram fogo no espaço
Brigando horas a fio, o cio vence o cansaço"
(O amor é a parte calma e a agonia é a inquietação... tem aquele momento em que se está satisfeito amando mas a agonia começa a invadir querendo fazer amor... entre a agonia e a paz do amor, a agonia vence porque ela provoca a excitação sobre quem ama sobre a pessoa amada. O desejo é superior ao cansaço e à indisposição porque se ama mesmo!)

"E o coração de quem ama fica faltando um pedaço
Que nem a lua minguando, que nem o meu nos seus braços"
(A lua minguando não tem um pedaço... assim é o coração de quem ama, justamente por amar, está sempre faltando um pedaço que é a pessoa amada. Quando a lua mingua sabemos que tem um pedaço que não vemos, mas está lá, é como andar sozinho mas sentir-se completo por estar a partilhar o amor por alguém)

You Might Also Like

6 comments

  1. Muito bom! Continue a série Djavan porque muita gente diz que não consegue entender as letras que ele canta. :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela sua interpretação e 'feeling' musical! Fantástica!

    ResponderEliminar