3 considerações sobre o desafio da primeira semana

8.11.15


Esta primeira semana do desafio foi muito interessante. A vida digital está cada vez mais presente na "vida real", mais até do que aquilo que imaginamos. Usamo-la para procurar receitas, artigos, livros, jogos, amigos, empregos... Há cada vez mais serviços que só aceitam inscrições online, outros usam a internet como método exclusivo de venda e há ainda novas profissões e trabalhos baseados na era digital...

Quando idealizei este desafio tinha como objetivos a averiguação da minha relação com a vida digital, bem como a intenção de tornar o meu tempo dispensado nela mais proveitoso. Aqui ficam 3 reflexões sobre esta semana:

1. Computador

Decidi formatar o computador para limpar por completo o sistema. Isto obrigou-me primeiro a selecionar apenas o essencial para guardar no disco externo e a analisar o modo como o portátil estava organizado. Depois de formatado, escolhi instalar todos os programas de novo ao invés de usar o time machine (ferramenta usada para recuperar o sistema igualzinho ao que estava em outra data). Instalei exatamente o que uso e já deixei organizadas as pastas que sempre utilizo.
Agora imagine um computador que o ajuda mais do que atrapalha, cujo desempenho é excelente e no qual você sabe onde está cada ficheiro ou pasta!
Deixei mais considerações sobre esta secção aqui: checklist para organizar o seu computador.

2. Redes sociais

Esta semana publiquei sobre como organizar o facebook e aproveitei para fazer um balanço. Concluí que quando assumimos que não fomos sempre organizados mas que agora somos capazes de o ser, cria-se um pré e um pós clique. O comportamento humano permite a apreensão de novos hábitos e a perda de interesse no que éramos "antes do clique", abrindo espaço para focar no presente e no bem estar que se sente com a nova atitude.
Esta análise verifica-se também no meu email, e confesso que estou ansiosa por escrever sobre como a organização do email me ajudou tanto profissionalmente.
Confesso que consegui viver o momento online com gratidão, tirando bom partido da sua função e agradecendo pelo bom uso do tempo, sem stress e sem falta de tempo.

3. Ferramentas digitais

Há duas aplicações que estou usando constantemente e que melhoraram significativamente a minha produtividade. O Evernote, que já uso há vários anos, utilizo para situações que exijam textos maiores. Por exemplo, o planeamento de um projecto, uma lista de repertório, novas ideias, etc.
Em Setembro comecei a experimentar o Asana e nunca mais o larguei! Todas as tarefas e subtarefas sincronizam com o nosso calendário familiar iCal, permitindo ainda adicionar anotações, lembretes com alarme ou pequenas listas dentro de cada afazer.

Ainda...

Esta sexta feira o meu disco externo não queria ligar e, como eu disse anteriormente, guardo tudo nele constantemente. meu primeiro pensamento foi "e se neste exacto instante perdesse tudo o que está nele?". Meu segundo pensamento surgiu "eu vivo no presente, tudo o que fiz de bom sou capaz de repetir, todos os trabalhos que realizei sei fazer melhor agora e todas as fotos que guardei são dispensáveis pois o momento, a experiência e as pessoas ficam marcadas no coração". Senti nesse instante uma tranquilidade.

E para vocês como correu o desafio?
Tudo o que fazem digitalmente traz alegria?

You Might Also Like

2 comments

  1. Fátima vou guardar os teus posts do teu desafio para fazer mais tarde. O meu computador está a precisar! Em relação ao Facebook já dei uma limpeza há algum tempo, inspirada em ti :) Quando fizeste o teu novo!!
    Boa continuação no desafio :) Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu me lembro bem! Obrigada pelo carinho! Tenho saudades tuas! :-)

      Eliminar