Como organizar o Facebook

5.11.15


Há duas opções para melhorar a sua relação com o facebook: começar um novo ou organizar o que tem. Eu optei pela primeira há exatamente 8 meses atrás. É, na minha opinião, a mais eficiente e rápida. Expliquei todos os passos em RIP my Facebook, incluindo uma breve análise das vantagens ao escolher este processo.

Porém, você pode também optar pelo segundo modo: organizar o seu facebook sem o deletar. Este processo requer que você analise amigo a amigo, página a página, grupo a grupo. Lembre-se que é difícil organizar algo se "a tralha" continua lá. Minha sugestão é que você siga as regras do método Konmari:
- selecionar o que se tem descartando o que irrefutavelmente não é prioridade
- separar por categorias
- começar por items menos importantes (ou com menos valor sentimental)
- não deixar para depois: começar e concluir
- questionar-se sempre "isso me traz alegria?"

Com estes "mandamentos" em mente, siga cada uma das seguintes categorias (não necessariamente por esta ordem):

Listas de Amigos

Estas permitem que se possa controlar o que se vê no Feed de notícias (Página Inicial). Também pode ajudar a organizar os amigos em grupos, mas para quem mantém um número reduzido como no meu caso, não vejo tanta utilidade.
Atualmente tenho as listas Família, Portugal, Canadá, Minimalismo, Music International. Eventualmente você poderá acrescentar "Escola" ou "Trabalho". Para adicionar ou alterar, procure "Amigos" na barra esquerda e clique em "Mais":


Álbuns de Fotografias / Vídeos

Não tenho por hábito adicionar muitas fotografias no meu perfil. Apesar de ter um facebook bastante privado, ainda escolho com minúcia cada fotografia que faço upload. Para mim, deve ter um motivo especial, uma inspiração ou uma alegria. Neste momento tenho poucas fotografias no meu facebook e estão organizadas dentro dos meus 3 álbuns: perfil, cover e timeline.
Se você tem mais fotografias, idealize quais os álbuns que funcionam melhor no seu caso. E aproveite para refletir sobre o valor de cada fotografia para você, bem como o respetivo valor na exposição pública do facebook.

Páginas do Facebook

Eu criei a página Música com Café no Facebook e a minha página enquanto pianista, uma vez que separei o pessoal do profissional. Faço também a gestão da página da empresa. À parte disso há algumas páginas que eu considero inspiradoras ou que são bastante importantes (como a do consulado por exemplo).
Para limpar a sua lista de páginas basta ir em cada uma das páginas que você já gostou e clicar para não gostar / não seguir.



Grupos ou Comunidades

Tenho o prazer de anunciar que o grupo Minimalistas em Portugal está a crescer! Criei há quase dois anos com o intuito de reunir os portugueses minimalistas numa comunidade de partilha e hoje conto com a ajuda da Raquel para manter o grupo orientado.
Com muito orgulho pertenço a mais alguns grupos, alguns são muito motivacionais para mim, outros me fazem refletir e outros ainda são uma ajuda a outros níveis. São poucos os que recebo notificação, uma vez que escolho visitá-los quando dispenso tempo para isso.

Eventos

Uma consequência de ter apenas os amigos que escolho a dedo, é que não se recebe notificações de eventos a torto e a direito! Neste momento tenho apenas dois eventos: um workshop que irei ajudar este sábado e outro que irei ministrar no dia 21 deste mês.

Aplicações

Tenho apenas 14 aplicações com autorização de acesso ao meu facebook, sendo que 90% das mesmas são as que já vêm automaticamente e não tem como as tirar. Nesta secção tive que apagar algumas esta semana, uma vez que alguns programas pedem autorização de acesso, apesar de não os usarmos mais.


Atualmente observo que, talvez por influência de estar "limpinho", o meu facebook se manteve organizado estes meses. Se tinha adicionado pouco mais de 20 amigos naquela época, hoje o número está nos 28 (e não é por falta de novos contactos ou de convites). O mesmo acontece com fotografias, vídeos, etc. Consigo ainda constatar que:
- tiro o mesmo ou mais proveito do facebook, comparativamente à um ano atrás.
- acedo mais rápido e com mais objetividade aos assuntos e contactos do meu interesse.
- vejo uma rede social muito mais limpa, organizada e inspiradora.

Eu gostaria de reafirmar que esta partilha que faço é, como o nome indica, uma partilha. Cada estilo de vida é diferente um do outro, bem como a filosofia e o ideal de cada um.
Mais do que simplesmente limpar ou organizar o facebook, é entender que tão rápido o facebook é uma fonte de procrastinação e de gasto inútil de tempo, como passa a ser uma ferramenta absolutamente incrível de comunicação grátis entre lugares distantes e networking. Você é quem decide!

You Might Also Like

0 comments