Novembro em Desafio (1) - Destralhar a vida digital

1.11.15


A dois meses do fim do ano resolvi dar início a um desafio semanal.  A cada domingo irei expor o objectivo e durante essa semana analisarei o progresso aqui no blog.

A primeira semana inicia hoje e o objectivo é destralhar a vida digital. Durante os próximos dias o desafio será limpar e organizar:
- o ambiente de trabalho do computador
- a pasta das descargas/downloads
- os programas instalados que não são utilizados
- a pasta dos documentos (incluindo texto, fotografia, vídeos, etc)
- o email
- o facebook
- as demais plataformas da internet

É tão fácil acumular lixo no computador. Mas ele não aparece sozinho. Todas as subscrições e downloads que fazemos acontecem por nossa iniciativa. Logo, é indispensável fazer manutenção limpando, organizando e mantendo apenas os ficheiros e programas que são realmente necessários.

O mesmo acontece na internet, na qual email, facebook, instagram, bloglovin, pinterest, e tantas outras plataformas nos captam a atenção com mais fotografias, blogs e páginas sem fim. Chega num ponto em que é demais, perdemos muito tempo e há demasiadas distrações. Um exemplo disso é a página inicial do facebook. Será que aparece nela apenas aquilo que queremos? Ou aquilo que escolhemos e gostamos realmente? Será momento de sair de algum grupo? Desligar notificações? E a lista de amigos faz algum sentido?

Cada pessoa tem a sua filosofia de vida. Eu quero apenas o essencial. E o essencial para mim inclui um computador e uma vida digital limpa, focada e útil dentro do tempo que disponho para ela.

Será uma semana interessante!


You Might Also Like

2 comments

  1. Muito legal fazer esse destralhe. Fiz um a tempos atrás. O face eu tenho. E muitos amigos listados lá. Porém não pretendo permanecer com ele, mas desde já não o uso mais, apenas verifico minhas notificações que não costumam ser muitas. O tempo que nos consome coisas que a gente não precisa e muitas vezes nem quer saber é um tempo precioso. Muito legal fazer esses desafios e ter mais essas pequenas realizações até o final do ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Mais não seja para realizar um balanço da situação!

      Eliminar