Serenidade: palavra para 2016

4.1.16


Há já alguns anos que defino uma palavra temática para cada ano, com o intuito de utilizá-la como uma resolução principal.

Esta técnica, que aprendi através da Gretchen Rubin, tem resultado sempre comigo. Eu explico mais sobre ela no post de 2013, quando escolhi a palavra Simplificar. Durante esse ano obtive resultados impressionáveis, não só a nível físico, como na casa e na tralha, como a nível interior, no que diz respeito a relações, profissão, personalidade e decisões.

No ano seguinte senti que precisava de uma mudança a sério. Eu já havia simplificado 70% da minha vida, mas precisava de algo mais profundo... Ao fim de alguma busca descobri o termo Kaizen que significa "mudança para melhor". Algo incrível aconteceu nesse ano! O pensamento atrai mesmo as coisas que desejamos com todo o carinho  e autenticidade! Fui despedida ilegalmente, o que me abriu uma porta só de coisas boas! Tantas outras mudanças aconteceram como se a minha vida entrasse num trilho certo. Bem no fim desse ano vim para o Canadá, algo que jamais imaginaria.

Comecei então 2015 sentindo que Heart Family era a resolução desse ano. Eu precisava definir quem era mesmo a minha família, fosse de sangue ou não, aqueles que estão sempre lá, com ou sem distância. Isso não se faz em um dia, uma semana ou um mês. Esse ano foi cheio de realizações pessoais e novidades ainda estão para vir! :-)

Nas últimas semanas tenho investigado a palavra Serenidade, sempre sentindo que essa tem de ser o meu foco de 2016. É como se eu não tivesse escolhido a palavra, mas ela a mim! Este é o momento em que eu quero um auge entre tranquilidade, calma e paz. Achei também esta definição:

"Aceitar a si mesmo, a vida e as pessoas como elas são, mantendo sempre uma atitude realista, positiva e sábia, em relação a tudo."

Como já tenho ideia das principais prioridades e projectos deste ano, sinto que esta palavra se encaixa perfeitamente. Para falar a verdade, ela tem rondado a minha cabeça, lembrando-me a cada segundo de como eu quero reagir perante cada obstáculo. Mais do que sentir paz num momento em que está tudo bem, é saber manter a serenidade quando poderia parecer bastante desafiante.

Oração da Serenidade:

Concedei-nos, Senhor, a Serenidade necessária
para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
e Sabedoria para distinguir umas das outras.


E por aí, alguma palavra escolhida para este 2016?

You Might Also Like

1 comments

  1. Excelente reflexão!
    É muito bom quando investimos nas mudanças que queremos ver, e melhor ainda é quando elas acontecem. Parabéns pelo que já alcançaste e muita força para continuares. Que 2016 te traga tudo o que desejas.
    Beijinho*

    ResponderEliminar