Benefícios do Minimalismo em minha vida

18.3.16



O Minimalismo mudou a minha vida não só no contexto pessoal, mas também profissional e espiritual. A busca por aquilo que é essencial e a prática intensa nessa jornada trouxe-me um estado de espírito e uma alegria que sem dúvida mudaram a minha presença, consciência e atitude em tudo o que sinto e faço.


Tempo e Produtividade

Quando definimos aquilo que realmente é importante fazer no nosso dia, 24 horas são mais do que suficientes para tudo, incluindo para ser mulher, mãe, dona de casa e dona da profissão que você tem. Em termos práticos, eu ganhei muito tempo, por exemplo, quando decidi não ter televisão. Também gasto muito menos tempo em limpezas desde que decidi ter menos móveis e mais superfícies lisas.

Passo muito mais tempo trabalhando nos meus objetivos! Muitas preocupações e distrações são eliminadas quando determinamos o que realmente é importante, tanto no que diz respeito a bens, como em relações. E é muito mais fácil achar qualquer coisa que procuramos, quanto temos apenas o essencial!


Boa disposição

O foco constante em atividades e pessoas que gostamos, torna nossos dias mais agradáveis. Eu sinto-me mais relaxada e simpática! A própria gravidez, mesmo sabendo que supostamente impeliria mudanças de humor e sensibilidade extra, tem trazido à minha vida uma tamanha alegria e carinho. É raro sentir stress. E determinados problemas que antigamente pareceriam maiores, são agora amenizados com maior facilidade. 


Dinheiro

Quando temos o essencial não sentimos falta de mais! E consequentemente, conseguimos viver melhor sem a necessidade de gastar tanto. A certo momento sentimos que paramos de ser uma "máquina de fazer dinheiro" só para pagar coisas que nem sequer trazem felicidade. Em outros momentos sentimos que conseguimos cuidar melhor de nós mesmos e de quem nos rodeia.


Liberdade

Lembre-se! Não somos escravos das coisas! E também não podemos escolher os desafios e obstáculos da nossa vida, mas podemos enfrentá-los com um sorriso muito maior. O desapego de "coisas" e a consciência do que é essencial na nossa vida permite-nos facear os problemas e as oportunidades com outros olhos.


Espaço e Significado

Sabem aquela sensação de espaço e bem estar na vida? Hoje tenho a consciência de que cada pessoa ou cada coisa presente em minha vida acrescenta um valor nela. Existe um propósito em tudo que faço e eu realmente desfruto muito mais o presente e tudo o que me rodeia.


Não se trata de números: quanto temos, quanto tiramos... Mas sim das decisões certas, as que servem perfeitamente para cada um de nós.
Acredito que várias situações seriam problemas maiores em outro momento, se não fosse o meu foco naquilo (e naqueles!) que são essenciais na minha vida, bem como o meu desapego a todo o resto.

You Might Also Like

4 comments

  1. Parece ser o estilo de vida certo para ti! Eu não me defino como minimalista mas acho que tenho uma certa tendência natural para o minimalisto, sempre gostei de superfícies vazias, não tenho muita roupa nem sapatos, não consigo concentrar-me se houver muitos objectos e confusão à minha volta, costumo livrar-me das coisas que não uso. De vez em quando bate a insatisfação e fico com vontade de ir às compras e adquirir um monte de coisas mas hoje em dia quase não faço compras por impulso, como fazia há uns anos. Faço uma lista do que preciso e tento cingir-me a ela. É óptimo porque não preciso de lidar com aquela sensação de culpa por comprar coisas por impulso/que não vou usar.

    Bom fim-de-semana e obrigada pela inspiração!

    ResponderEliminar
  2. Parece ser o estilo de vida certo para ti! Eu não me defino como minimalista mas acho que tenho uma certa tendência natural para o minimalisto, sempre gostei de superfícies vazias, não tenho muita roupa nem sapatos, não consigo concentrar-me se houver muitos objectos e confusão à minha volta, costumo livrar-me das coisas que não uso. De vez em quando bate a insatisfação e fico com vontade de ir às compras e adquirir um monte de coisas mas hoje em dia quase não faço compras por impulso, como fazia há uns anos. Faço uma lista do que preciso e tento cingir-me a ela. É óptimo porque não preciso de lidar com aquela sensação de culpa por comprar coisas por impulso/que não vou usar.

    Bom fim-de-semana e obrigada pela inspiração!

    ResponderEliminar
  3. Um excelente estilo de vida principalmente porque te faz feliz. Sem dúvida uma inspiração para quem te lê. Beijinho enorme e obrigada por me inspirares.

    ResponderEliminar
  4. Fátima, desde que conheci teu blog, me sinto mais minimalista e isso me faz sentir bem, leve a muita coisa boa entrou na minha vida!
    amo esse teu cantinho!big beijo :*
    fadetudoumpouco.blogspot.com.br

    ResponderEliminar