Hatha Yoga no Brasil!

2.5.16


No passado dia 11 de Abril, tive o enorme prazer de participar na aula de Hatha Yoga orientada pela grande profissional e instrutora Angélica Farias na Moksha Escola de Yoga, aqui em Pelotas, no sul do Brasil. Ela foi muito querida e atenciosa!

A aula fluiu de um modo muito natural. A preparação inicial bem como o relaxamento final criaram um ambiente tão particular e íntimo em cada um. Os exercícios foram muito claros. Alguns deram-me uma consciência clara do peso que está nascendo na minha barrigudinha!




A Angélica teve uma preocupação intensa com todos os alunos, orientando e alinhando a postura de cada um. A sua voz conduziu e a sua bondade permitiu corrigir com delicadeza. O espaço foi igualmente muito agradável e aconchegante.



Aqui fica uma explicação sobre a aula, relatada pela própria Angélica Farias:

O Hatha Yoga é a modalidade de yoga mais popular do mundo, pois além de ser mais fácil de praticar, é acessível para todo tipo de pessoa em qualquer idade. Adultos, crianças, gestantes, idosos, adolescentes, enfim, não há restrições de um modo geral.

O Hatha Yoga trabalha o equilíbrio mental e físico através dos asanas (posturas) e pranayama (respiratório) fazendo com que o praticante mantenha toda sua atenção voltada para a ação que está executando naquele momento.

A sílaba Ha significa sol, que representa seu corpo e sua alma. Já a sílaba Tha significa lua, que representa a sua consciência e a sua mente. Então, como já mencionamos, o Hatha Yoga é a busca do equilíbrio entre as forças solar e lunar, respectivamente masculina e feminina, corpo e mente, consciência e alma.

Através dos exercícios respiratórios e das práticas de asanas, o praticante se torna mais consciente do seu corpo, dos seus sentidos, das suas ações, entre outros aspectos que anteriormente passavam despercebidos em nossa rotina. Aos poucos quem tem uma prática contínua, conseguirá executar as posturas de acordo com seu conceito milenar, que diz que, um asana deve ser confortável e estável.

No Hatha utilizamos uma respiração mais lenta, a execução das posturas com mais permanência, intercalando com posturas relaxantes, diferentemente de outras modalidade que trabalham com movimentos mais dinâmicos, por isso se torna uma prática mais acessível, pois você aprende as posturas e tem o seu tempo para encontrar a força, equilíbrio e o alinhamento adequado a cada uma delas.

Por Angélica Farias


Para mais informações sobre a Moksha Escola de Yoga verifique a página:
http://www.facebook.com/Moksha-Escola-de-Yoga-1556551491236022/

Já está planeada a gravação de um vídeo com aula de yoga especial para gestantes! Que exercícios preparam a mulher para o parto? E como aliviar as dores nas costas? Estas e mais respostas brevemente!

You Might Also Like

1 comments

  1. Sou praticante de hatha yoga há já alguns anos e já não me vejo sem esta prática. Prática esta que transportou mais além e me fez viver a vida de outra forma. Mais simples, e muito mais feliz. Sem dúvida uma bonita forma de viver.

    ResponderEliminar